Acesse o menu principal

Cultura e Tendências

Movimento #Rezecomigo convida fiéis a se conectarem pela internet

Por Equipe do YouTube

Esta semana, milhões de pessoas de todo o mundo vão celebrar a Páscoa e o Pessach. Além disso, nos próximos dias outros milhões de fiéis irão observar o Vaisakhi e o Ramadã. Em 2020, porém, esses feriados religiosos serão diferentes: fés e denominações de todo o mundo têm buscado novas formas de celebrar em segurança, ajudando a frear a disseminação do coronavírus em suas comunidades.

São tempos difíceis, e é justamente em momentos como este que a importância de manter a conexão com outras pessoas e se sentir parte de um grupo maior se torna ainda mais evidente – mesmo que a gente não possa sair de casa.

Embora algumas religiões e congregações já usem ferramentas digitais para se conectar com fiéis há muitos anos, as medidas de distanciamento social impostas este ano em dezenas de países tornam essas plataformas ainda mais essenciais para unir igrejas, sinagogas, mesquitas, famílias e indivíduos.

O Brasil é um dos países mais religiosos da América Latina. De acordo com o Datafolha, 90% dos brasileiros têm alguma conexão com alguma religião. Uma das maneiras pelas quais as pessoas participam da religião é freqüentando a igreja, mas a necessidade de distanciamento social tornou mais difícil - e até perigoso - freqüentar a igreja. Muitas Igrejas estão se voltando para uma alternativa para promover a comunhão com seus congregantes: transmissões ao vivo no YouTube.

Para aqueles que comemoram Pessach esta semana, as sinagogas estão oferecendo muitas maneiras de compartilhar e celebrar online, cheque a programação da sua comunidade. A Park Avenue Synagogue, na cidade de Nova York, transmite ao vivo Seders e serviços de festivais ao longo da semana, começando com um Seder de uma hora hoje às 19h no horário de Brasília.

Também convidamos você a celebrar o Saturday Night Seder, organizado pelo canal Tasty no sábado, 11 de abril às 21h horário de Brasília, e disponível exclusivamente no YouTube. Este programa de variedades com temático de Pessach arrecadará fundos para a CDC Foundation, presente um 140 países, e inclui esquetes de comédia, momentos de troca de experiências e músicas originais interpretadas por Jason Alexander, Ben Platt, Idina Menzel, Dan Levy, Henry Winkler, Tan France e Senador Chuck Schumer, entre outros.

No caso dos que celebram a Sexta-Feira Santa e a Páscoa, várias igrejas vão realizar missas e cultos ao vivo para suas comunidades, como a TV Aparecida, com programação especial nessa semana e missas no domingo de páscoa às 8h e às 18h, assim como o Padre Marcelo Rossi. Em São Paulo a Igreja Nossa Senhora do Brasil também conta com uma programação especial no YouTube, incluindo 3 missas no domingo de páscoa, às 10h, 12h30h e 18h30h. Verifique a programação da sua congregação. O Vaticano vai transmitir ao vivo todos os serviços da Semana Santa, diretamente da Basílica de São Pedro, incluindo a Santa Missa no domingo às 6hs da manhã horário de Brasília com dublagem em português. Aqui a programação completa do canal do vaticano durante essa semana.

O renomado cantor de ópera Andrea Bocelli se apresentará ao vivo às 14:00 (horário de Brasília) no domingo, 12 de abril, na histórica Catedral Duomo de Milão, disponível exclusivamente no YouTube. O concerto intitulado "Music For Hope" representará uma mensagem de amor, cura e esperança para a Itália e o mundo. O Duomo, atualmente fechado, abrirá suas portas excepcionalmente para Andrea Bocelli, que será acompanhado apenas pelo organista da catedral, Emanuele Vianelli, tocando um dos maiores órgãos de tubos do mundo. O trailer "Music For Hope" pode ser visto aqui.

Diante do atual contexto, o YouTube decidiu compilar informações úteis para ajudar organizações religiosas de toda parte a iniciar suas transmissões.

  • Instruções detalhadas para hospedar um evento de transmissão ao vivo - de um dispositivo móvel ou desktop
  • Lista de reprodução e Central de Ajuda para outras práticas recomendadas na transmissão ao vivo:
  • Confira as informações que recomendamos enviar à sua congregação sobre como encontrar e assistir com facilidade sua transmissão ao vivo. Recomendamos o envio de informações com antecedência e acompanhamento de lembretes à medida que o feriado se aproxima.
    • Data e horário em que os serviços serão oferecidos
    • Instruções sobre como encontrar a transmissão ao vivo
      • Abra um navegador (por exemplo, Chrome, Firefox, Safari)
      • Vá para [insira o link do seu canal do YouTube]
      • A transmissão ao vivo começará no canal no momento do serviço

Desejamos a todas as religiões e fés do mundo uma semana de celebrações seguras e saudáveis.