Acesse o menu principal

Histórias de Criadores e Artistas

Nove mulheres incríveis que nos inspiram no YouTube

Por Equipe do YouTube


O Dia Internacional da Mulher é uma chance de reconhecer todas as criadoras de conteúdo que tornam o YouTube uma plataforma ainda melhor. Com a ajuda delas, a comunidade consegue alcançar todo o potencial.


Conheça nove mulheres de vários países do mundo que nos inspiram com criatividade e espírito empreendedor. Elas são professoras, líderes e artistas. Essas mulheres geralmente fazem parte de comunidades predominantemente masculinas e superam barreiras invisíveis onde quer que estejam. É com orgulho que incluímos algumas das respostas delas a nossas perguntas. Além disso, apreciamos muito a presença dessas mulheres no YouTube.


1. Rachana Phadke Ranade



A Rachana é uma contadora credenciada que trabalha como professora no Institute of Chartered Accountants of India (entidade de representação dos contadores). Além disso, ela é mãe, tem proficiência em música tradicional indiana e é a criadora de um canal do YouTube com mais de 400 mil inscritos, em que ela dá aulas sobre finanças, negócios e mercados comerciais. A equipe do canal dela cresceu de duas pessoas para cinco e agora inclui pesquisadores e um produtor de vídeos.

Rashana é uma vencedora do NextUp Women to Watch da Índia, e um dos objetivos dela é ajudar as mulheres a alcançar a independência financeira. Ela é uma das poucas criadoras de conteúdo na área de educação financeira na Índia, que é predominantemente masculina.

YT: O que deixa você mais orgulhosa em relação ao seu trabalho no YouTube?

Rachana: É o fato de que a minha aula mais assistida no YouTube, que tem mais de 2,4 milhões de visualizações, é um vídeo de quase duas horas. Fico feliz de conseguir fazer as pessoas clicarem em uma aula tão longa e prender a atenção dos espectadores por um tempo considerável.

Também me dá orgulho saber que membros das forças armadas da Índia assistem meus vídeos. Recebi muitos comentários deles nas minhas aulas. Tenho orgulho de poder ajudar aqueles que servem nossa nação


2. Emma Jakobi, mmmEnglish






Emma Jakobi é professora de inglês e também criadora do mmmEnglish, um dos maiores canais educativos da Austrália. Emma criou o mmmEnglish para ajudar os alunos dela a aprender fora das aulas. O canal cresceu rápido, e ela viu a oportunidade de criar um negócio com base em ajudar pessoas a aprender inglês enquanto usava o YouTube para alcançar um público internacional.


YT: O que deixa você mais orgulhosa em relação ao seu trabalho no YouTube?


Emma: Minha vida e carreira tomaram um novo rumo graças ao YouTube, um que eu não imaginava cinco anos atrás. A plataforma me permitiu criar um segundo negócio que é minha paixão, The Ladies’ Project, uma comunidade para mulheres do mundo todo que estão aprendendo inglês como segundo idioma. Esse projeto reúne mulheres que querem praticar a fala on-line e, ao mesmo tempo, cria oportunidades para alcançar o sucesso, incentiva o empoderamento e ajuda as mulheres a desenvolver confiança e habilidades de conversação em inglês.


3. Refika Birgül,Refika'nın Mutfağı


Refika é uma jornalista de gastronomia turca, apresentadora de TV e sensação do YouTube. A missão dela é ensinar públicos de todas as idades a cozinhar e popularizar a culinária turca de maneira divertida. Em um ano, o canal de culinária dela se tornou o maior da Turquia, com um público que abrange diversas gerações.


Agora ela conta com uma equipe de 35 pessoas para ajudar a cuidar da produção, das vendas e dos produtos. Recentemente, ela contratou mais que o dobro de pessoas para lidar com o lançamento da loja física e alcançar um público internacional por meio do canal em inglês. Refika disse que o YouTube a ajudou de forma financeira e emocional ao permitir que ela desenvolvesse o próprio negócio e realizasse os sonhos dela ao mesmo tempo.

YT: Como você consegue conciliar a vida de criadora de conteúdo com a de empresária?

Refika: Realmente não é fácil encontrar um equilíbrio. Como criadora de conteúdo e empresária, minha imagem é o produto. Sou o criativo que mantém a marca legal e interessante e também a pessoa que realiza as operações e gerencia os processos do início ao fim. Sempre tenho a impressão de que não há tempo suficiente, o que me preocupa. Fico com um sentimento de culpa, nunca acho que fiz o suficiente, mas no final do dia sempre faço o meu melhor.

4. Nikkie de Jager, NikkieTutorials




Nikkie de Jager, mais conhecida pelo nome do canal do YouTube dela, NikkieTutorials, é uma maquiadora e vlogger de beleza neerlandesa. Nikkie começou a enviar vídeos em 2008 quando tinha 14 anos após assistir o reality show da MTV The Hills. Hoje, a marca de mídia dela está em ascensão, e ela realiza parcerias com empresas como a Ofra e a Maybelline. Nikkie também trabalhou com a Lady Gaga para promover a marca de beleza da cantora, a Haus Laboratories. No início deste ano, foi anunciado que Nikkie será a apresentadora on-line do Eurovision.


YT: Como você consegue conciliar a vida de criadora de conteúdo com a de empresária?

Nikkie: No começo é preciso aprender o que é ser uma "empresária". Você é a marca, e às vezes é um pouco estranho falar sobre seu próprio trabalho, mas você se acostuma. Hoje eu entendo que sou meu canal e ele é minha marca.

Além disso, tive muita sorte em trabalhar com pessoas muito boas e confiáveis que me ajudaram com a parte comercial para que eu pudesse focar na criatividade.

YT: Qual foi seu maior aprendizado como empresária no YouTube?

Nikkie: Não se acomode. O YouTube é uma plataforma em constante evolução, então seja flexível e não desvalorize nenhuma oportunidade.


5. Lucy Bella Earl, English with Lucy





Essa criadora de conteúdo do interior do Reino Unido gerencia dois canais: em um deles ela faz vlogs do dia a dia (Lucy Bella Earl) e no outro a criadora ensina sobre o inglês da rainha. Atualmente, Lucy tem mais de três milhões de inscritos.

YT: Qual foi seu maior aprendizado como uma pessoa importante no YouTube?

Lucy: Não importa o quanto você tente, jamais será a queridinha de todo mundo. Fui criada para agradar as pessoas, e levou muito tempo até eu aceitar que algumas pessoas não vão gostar de mim e que isso não é um problema. Na verdade, às vezes essa situação pode até ter benefícios.


6. Mindy McKnight, Cute Girls Hairstyles




Mindy McKnight é a dona e administradora do maior canal sobre cabelos do YouTube, Cute Girls Hairstyles. Os tutoriais de penteado dela começaram como um passatempo, mas se tornaram um império nas mídias sociais. Hoje, ela tem mais de 23 milhões de seguidores em todas as redes sociais e seis canais de sucesso no YouTube, com um total de mais de dois bilhões de visualizações de pessoas do mundo todo. Mindy também gerencia vários projetos comerciais muito bem-sucedidos fora dessas plataformas, incluindo uma marca de produtos para cabelos, Hairitage, que é vendida pelo Walmart em todo o país (EUA).


YT: Qual foi seu maior aprendizado como empresária no YouTube?

Mindy: Uma das lições mais importantes que aprendi é que sua carreira não precisa excluir sua família. É possível construir uma carreira com o que você mais ama e, para mim, isso inclui família e cabelo. Essa foi a receita mágica para nós, e eu amo não ter precisado escolher entre um e outro.

7. Sabrina, TeraBrite Games



Sabrina é conhecida pelo seu conteúdo sobre o jogo Roblox, que inclui vídeos de música e que retratam o desenvolvimento do jogo. Além disso, ela foi uma das produtoras do primeiro campeonato de Roblox para influenciadores. O canal dela já alcançou quase um milhão de inscritos.

YT: Qual foi seu maior aprendizado como empresária no YouTube?
Sabrina: São necessárias muitas tentativas e erros até achar um meio termo entre o que você quer fazer e o que a comunidade quer assistir. Mas, quando você o encontra, é extremamente gratificante, porque tanto você quanto seus espectadores ficam felizes, e isso é um modelo sustentável.

8. Nathalia Arcuri, Me poupe!



Nathalia Arcuri largou o emprego de jornalista para começar o Me poupe!, a primeira plataforma do país dedicada a educação financeira e empreendedorismo feminino. Atualmente ela tem o maior canal de entretenimento financeiro do mundo e é considerada uma das mulheres mais influentes do Brasil.


YT: O que deixa você mais orgulhosa em relação ao seu trabalho no YouTube?

Nathalia: O fato de eu ter criado uma nova linha de conteúdo no YouTube, o entretenimento voltado à educação. Muitos sabem que eu abri as portas para outros canais sobre finanças, que, atualmente, fazem o assunto ter muito mais impacto na vida de várias pessoas. …. Nós alcançamos um grande número de brasileiros que nunca tiveram acesso à educação financeira. No momento em que o Me Poupe! democratizou esse acesso por meio de uma linguagem mais simples e divertida e as pessoas começaram a entender que é possível falar sobre um assunto tão tenso e difícil, algumas barreiras foram quebradas. Isso fez com que esse tema, que é tão importante para a liberdade das pessoas, as ajudasse a tomar decisões melhores relacionadas a dinheiro, a não serem reféns das dívidas e a receberem educação financeira. Então, o que mais me orgulha é estar à frente desse segmento no YouTube.

9. Tate McRae

A cantora, compositora e dançarina Tate McRae lançou em janeiro o primeiro EP "all the things i never said", que inclui a música de sucesso "stupid". Ela está pronta para começar a turnê "All The Things I Never Said Pt. II" no dia 1º de abril.


YT: Como você consegue conciliar a vida de cantora com a de empresária?

Tate: Eu sou o tipo de pessoa que trabalha melhor sob pressão. Adoro estar ocupada e trabalhando em todos os momentos do dia, caso contrário, fico louca. Minha carga de trabalho pesada é uma motivação para eu ser a melhor versão de mim e continuar crescendo.

YT: Qual foi seu maior aprendizado como uma pessoa importante no YouTube?

Tate: Manter a autenticidade. Nunca se esqueça das suas origens e, por mais clichê que isto possa parecer, seja você mesma. É tão óbvio quando a pessoa ou artista finge ser algo que não é. É muito fácil perceber isso na tela.

Respostas editadas para garantir clareza e concisão.