Acesse o menu principal

Por dentro do YouTube

15 anos de YouTube: Meu percurso pessoal – e o que está por vir

Por Susan Wojcicki

CEO, YouTube

[A cada trimestre, tenho o hábito de escrever para os criadores sobre minhas prioridades e ressaltar os principais momentos dos meses anteriores. Em 2020 o YouTube comemora 15 anos, e por isso decidi me dirigir a toda a comunidade da plataforma para contar o que estamos planejando para o próximo ano.]

Há exatos 15 anos o YouTube deu um pequeno passo que foi o início de uma grande jornada. No dia 14 de fevereiro de 2005, o YouTube foi registrado como site na internet. O objetivo dos fundadores da plataforma era oferecer a pessoas de todo o mundo uma ferramenta para compartilhar vídeos. O upload do primeiro vídeo (“Me at the zoo”) ocorreu logo depois desse momento – e, ao final daquele mesmo ano, o site já tinha milhões de visitas por dia.

A poucos quilômetros dali, na sede do Google, eu trabalhava com alguns colegas num recém-lançado serviço de vídeo. O Google Video surgiu em 2004 em versão beta, e pretendia entender como as pessoas consumiam vídeos online. Para nossa surpresa, usuários de dezenas e dezenas de países fizeram uploads de vídeos pessoais e compartilharam histórias. A maior surpresa, porém, foi perceber que milhões de pessoas queriam assistir a esses vídeos sobre assuntos do cotidiano: danças engraçadas, crianças fazendo coisas inesperadas – e, é claro, uma porção de filminhos com gatos. Além de divertir, esses vídeos criavam uma conexão extremamente humana. Se por um lado a imprensa e a mídia tradicionais exibiam versões perfeitas e impecáveis da vida, por outro a nova plataforma transmitia uma sensação honesta, autêntica e simples.

O YouTube decolou, e aí Salar Kamangar e eu começamos a defender que as duas empresas se juntassem. Então veio a aquisição, e o fundador Chad Hurley se tornou CEO. Depois esse cargo passou para Salar e, há seis anos, tive a grande honra de me tornar a terceira CEO do YouTube.

O tempo passou rápido e chegamos aos dias de hoje. O YouTube tem mais de dois bilhões usuários por mês – gente do mundo inteiro que sobe 500 horas de vídeo por minuto para a plataforma. Olhando para a frente e pensando em 2020, nosso trabalho é fazer do YouTube um lugar onde qualquer pessoa possa se expressar e ver o mundo. Ao longo desse percurso, também queremos: 


  • Ampliar o ambiente de criação e ser o melhor lugar para criadores de conteúdo. Os criadores são o coração do YouTube, são pioneiros na criação de conteúdo novo: fazem vlogs sobre a própria vida, tratam de assuntos como games, boa forma, comédia, hobbies, tutoriais de maquiagem e vídeos que ensinam a fazer todo o tipo de coisa imaginável. Quer consertar uma geladeira ou um carro velho? É grande a chance de você encontrar no YouTube vídeos que ensinem a trocar peças – em vários idiomas! Os criadores estão na vanguarda cultural, e estão se transformando na nova geração de empresas de mídia. Eles movimentam a economia local e criam empregos. O número de criadores com receita anual de cinco dígitos aumentou mais de 40% em relação ao ano passado. Cerca de 170 mil canais do YouTube em todo o mundo contam com mais de 100 mil inscritos. Ou seja: centenas de milhares de pequenos negócios estão crescendo graças à plataforma. O modelo do YouTube é único justamente porque boa parte da receita é compartilhada com os criadores. Damos muito valor ao conteúdo produzido por eles para informar, divertir e inspirar o público. Sabemos também que os criadores são extremamente queridos pelos fãs, e por isso estamos lançando a terceira campanha anual #LoveNotes. Para apoiar seus criadores preferidos, clique aqui.
  • Fazer parcerias com a indústria da música. O objetivo dessa iniciativa é aumentar a receita do setor, apresentar novos artistas e promover a música. O YouTube tem dois mecanismos de receita, para anunciantes e assinaturas – e só no ano passado esses mecanismos distribuíram mais de três bilhões de dólares vindos de publicidade e assinaturas. Fazemos também parcerias com artistas, para apoiar e ampliar o alcance de seu trabalho, em todas as etapas da carreira. Dua Lipa, por exemplo, fez parte do primeiro programa Foundry do YouTube, nossa iniciativa para desenvolver artistas independentes. Justin Bieber e Billie Eilish atraíram um gigantesco público mundial graças à conexão direta com os fãs via YouTube. Com apenas 18 anos, Billie é uma das maiores estrelas do planeta, e recentemente ganhou cinco Grammies. Desde o início o YouTube abrigou artistas que descobriram formas criativas de usar a plataforma para aumentar o alcance de sua música. Em 2005, a banda Ok Go viralizou com o vídeo A Million Ways. Os fãs começaram a publicar suas próprias versões da coreografia inspirada no estilo boy band, e o grupo decidiu criar um desafio oficial no YouTube. Continuamos testemunhando a ascensão de artistas desconhecidos, muitas vezes com um único hit que toma conta da plataforma de repente. No ano passado, a música Old Town Road de Lil Nas X se transformou em um dos maiores fenômenos do YouTube e foi o single que passou mais tempo no topo da parada Billboard Hot 100.
  • Trabalhar com empresas de mídia para aumentar a audiência. Vamos fazer isso acompanhando as mudanças do tempo, chegando a novas regiões e a mais usuários. Pretendemos também ampliar o conhecimento das pessoas sobre serviços de assinatura, de programação esportiva e destaques do noticiário, bem como de formatos longos e filmes, graças a trailers e clipes. Estamos conectando emissoras e parceiros de mídia a uma base de consumidores que se afasta cada vez mais dos formatos tradicionais. Atualmente, a YouTube TV tem mais de dois milhões de assinantes, e nosso serviço já está disponível em todos os estados americanos – oferecendo acesso a mais de 70 canais, incluindo programação de TV a cabo, esportes ao vivo e tevelisão sob demanda.
  • Ajudar anunciantes, grandes e pequenos, a encontrar mais clientes. O mercado publicitário reconhece o alcance e a eficácia do YouTube para aumentar o conhecimento e a consideração dos consumidores em relação às marcas – o que se traduz em resultados concretos. Em 2020, vamos continuar simplificando e aumentando a eficiência das nossas soluções – sempre com grande responsabilidade. Nos últimos três anos, trabalhamos para atingir o equilíbrio certo entre a preocupação dos anunciantes com a segurança das marcas e os interesses de monetização dos criadores. Continuamos desenvolvendo ferramentas para que o mercado de publicidade confie na escolha dos canais que veicularão as marcas. Vamos aumentar a transparência para os criadores, com orientações mais claras sobre nossa política sobre conteúdo atraente para anunciantes, e ampliar o programa de auto-certificação para criadores.
  • Continuar sendo um lugar onde as pessoas podem rir e aprender. O YouTube é a maior biblioteca de vídeos do mundo. Os usuários usam a plataforma para se divertir, assistir seus criadores preferidos, pesquisar para o dever de casa, aprender uma nova atividade, assistir a um videoclipe e encontrar comunidades com interesses comuns. Ao longo dos anos, comprovamos que o vídeo é um canal muito eficaz de aprendizado: os usuários podem ver como se faz determinada atividade e repetir a “lição” quantas vezes quiserem. Não importa se é uma aula de matemática, de costura ou dicas de empreendedorismo: o YouTube é uma ferramenta potente para educação e aprendizado. Para aumentar esse impacto positivo, vamos investir em conteúdo de qualidade para famílias – e isso inclui um fundo de 100 milhões de dólares para a criação de conteúdo infantil original, criativo e educativo, no YouTube e no YouTube Kids.  
Essas oportunidades trazem consigo novos desafios relacionados à responsabilidade. Desde os primórdios do YouTube e do Google Video percebemos a importância de estabelecer as regras do jogo, e por isso criamos as Orientações para a Comunidade. Com o passar do tempo, ampliamos nosso compromisso de proteger os usuários do YouTube: embora ele seja uma plataforma (o foco da empresa é distribuir conteúdo produzido por terceiros), isso não significa que podemos lavar as mãos. Responsabilidade é minha prioridade, e vamos continuar trabalhando com afinco para garantir que o YouTube esteja sempre do lado certo da história.

Quando pensamos na nossa responsabilidade, usamos o princípio dos 4 “R”s:
  • Retirar da plataforma, o mais rápido possível, conteúdo que desrespeite nossas políticas. Só no terceiro trimestre do ano passado removemos mais de 8,7 milhões de vídeos do ar.
  • Ressaltar fontes confiáveis e respeitadas na busca e nas recomendações de vídeos de notícias e informações sensíveis no YouTube.
  • Reduzir as recomendações de conteúdo que resvala na possibilidade de desrespeitar nossas políticas. Nos Estados Unidos, reduzimos em mais de 70% o tempo que as pessoas assistem a conteúdo duvidoso resultante de recomendações sem assinatura. O mesmo trabalho teve início em outros mercados no ano passado, como Brasil, França, Alemanha e México. No começo de 2020 lançamos essa mesma iniciativa na Itália e no Japão, e vamos continuar ampliando a medida ao longo do ano.
  • E recompensar conteúdos que atendam às nossas severas exigências de monetização.
Temos muito orgulho do trabalho realizado nos últimos três anos para aumentar ainda mais nosso padrão de responsabilidade. Só nos últimos dois anos, fizemos mais de 50 alterações em nossas políticas. Atualmente, os conteúdos problemáticos são apenas uma fração de 1% de tudo o que se assiste no YouTube, e queremos baixar ainda mais essa proporção. À medida que as eleições presidenciais americanas se aproximam, vamos continuar equilibrando liberdade e responsabilidade, com o objetivo de garantir que o YouTube permaneça uma fonte confiável de informações. Esse trabalho inclui destacar notícias de fontes respeitadas sobre a campanha eleitoral e retirar da plataforma conteúdo falso, enganoso ou pessoas mal-intencionadas.

Ao longo dos próximos meses, vamos comemorar os momentos que conduziram ao lançamento do YouTube para o público, em maio de 2005. Quando penso no percurso que percorri trabalhando com vídeos online nos últimos 15 anos, vejo como sou privilegiada por participar desse movimento tão importante. Na condição de CEO do YouTube, minha inspiração vem das histórias que ouço todos os dias sobre alguém que abriu uma empresa, aprendeu uma nova habilidade, sorriu, chorou e se conectou com outras pessoas através da plataforma. Não sei o que vai acontecer nos próximos 15 anos, mas tenho certeza de que o YouTube vai continuar impulsionando a próxima geração de criadores e deixando a nossa vida bem mais interessante e divertida.