Acesse o menu principal

Por dentro do YouTube

Os quatro Rs de Responsabilidade, parte 2: reforçar o aumento de conteúdos confiáveis e reduzir a disseminação de conteúdos duvidosos e desinformação

Por Equipe do YouTube

O YouTube é uma plataforma de vídeo aberta em que qualquer pessoa pode enviar um vídeo e compartilhá-lo com o mundo. Com essa abertura surgem oportunidades incríveis, mas também surgem desafios. É por isso que estamos sempre trabalhando para equilibrar a expressão criativa com a nossa responsabilidade de proteger a comunidade de conteúdo prejudicial.

As nossas diretrizes da comunidade definem as regras usadas no YouTube e uma combinação de pessoas e máquinas nos ajudam, mais do que nunca, na remoção de conteúdos inadequados. Entretanto, sempre haverá conteúdo no YouTube que vai contra nossas políticas, mas não chega a ultrapassá-las. Nos últimos anos, trabalhamos para reforçar o aumento de fontes confiáveis no YouTube e reduzir a disseminação de conteúdos duvidosos e desinformações prejudiciais. E já estamos percebendo um grande progresso: notícias confiáveis estão crescendo na nossa plataforma. Desde janeiro de 2019, demos início a mais de 30 mudanças diferentes para reduzir as recomendações de conteúdos duvidosos e desinformações prejudiciais. O resultado nos EUA, é a queda média de 70% do tempo de exibição desse tipo de conteúdo, originado de recomendações de vídeos de usuários não inscritos.
Como reforçar o aumento de fontes confiáveis no YouTube


Cada vez mais pessoas recorrem ao YouTube para se atualizarem sobre as últimas notícias ou saberem mais sobre assuntos pelos quais se interessam — seja mudanças climáticas ou um desastre natural. Quando se trata de tópicos como música ou entretenimento, fatores como relevância, lançamentos e popularidade são muito úteis para entender o interesse das pessoas. Mas os assuntos envolvendo notícias, ciência e eventos históricos, em que a precisão e a confiabilidade são essenciais, a qualidade da informação e o contexto são mais importantes que o engajamento. Por esse motivo, nos empenhamos muito para reforçar o aumento de fontes confiáveis e introduzimos um conjunto de recursos para enfrentar esse desafio de maneira abrangente:

  • Promover fontes confiáveis nos nossos sistemas: em 2017, começamos a priorizar vozes confiáveis, incluindo fontes de notícias como CNN, Fox News, Jovem Pan, India Today e The Guardian, para consultas sobre notícias e informações nos painéis de resultados da pesquisa e "Assistir a seguir".Digamos que você esteja querendo saber mais sobre um evento de interesse jornalístico. Por exemplo, pesquise por "Brexit." Embora haja pequenas variações, 93% dos vídeos encontrados nos 10 melhores resultados globais, em média, são de canais com alta credibilidade. A confiabilidade também é importante para tópicos que se mantêm relevantes e estão sujeitos à desinformação, como vídeos sobre vacinas. Nesses casos, nosso objetivo é exibir nos resultados da pesquisa vídeos de especialistas, como instituições públicas de saúde. Milhões de consultas de pesquisa já estão sendo tratadas dessa maneira, e estamos estendendo esse processo para mais tópicos e países.


  • Fornecer informações confiáveis, com mais rapidez, para as últimas notícias: informações confiáveis se tornam cruciais quando as notícias são de última hora. Mas, conforme os eventos vão se desenrolando, pode levar um tempo para produzir vídeos de alta qualidade com fatos verificados. Então, começamos a fornecer breves visualizações de artigos jornalísticos nos resultados da pesquisa no YouTube, junto com um lembrete de que notícias recentes e de última hora podem mudar rapidamente. Além disso, introduzimos as seções "Principais notícias" e "Últimas notícias" para destacar o jornalismo de qualidade. Aliás, somente neste ano vimos que o consumo de notícias nos canais parceiros confiáveis cresceu em 60%.
  • Fornecer contexto para os usuários: às vezes, apenas um vídeo não oferece contexto suficiente para os espectadores sobre o que está sendo exibido. Queremos assegurar que as pessoas que assistem vídeos sobre tópicos sujeitos à desinformação recebam informações adicionais durante a exibição dos conteúdos. Por isso, projetamos uma variedade de painéis informativos voltados aos diferentes tipos de contexto, como assuntos gerais e notícias recentes sujeitas à desinformação, ou sobre os próprios editores. Quando as pessoas assistem vídeos que as encorajam a não tomar a vacina contra sarampo, rubéola e caxumba, por exemplo, mostramos painéis informativos que oferecem contexto científico básico e links para fontes de terceiros. Ou, se as pessoas estão assistindo vídeos de notícias enviados por uma emissora pública ou por um canal de notícias financiado pelo governo, mostramos avisos informativos sobre a fonte de notícias abaixo do vídeo. No total, fornecemos mais de 3,5 bilhões de impressões por meio de todos esses painéis informativos desde junho de 2018, e estamos estendendo esses painéis para mais países.

Como reduzir a disseminação de conteúdo duvidoso e desinformações prejudiciais


Conteúdo que quase viola as diretrizes da comunidade, mas não ultrapassa os limites, faz parte de 1% do que é exibido no YouTube nos EUA. Para você ter uma ideia, vídeos de meditação (uma categoria com pouca visibilidade) têm mais tempo de exibição diário que a combinação de conteúdo duvidoso e com desinformações prejudiciais. No entanto, mesmo uma pequena fração de 1% já é muito. Por isso, em janeiro nós anunciamos que começaríamos a reduzir as recomendações de conteúdo duvidoso ou de vídeos que pudessem desinformar os usuários de maneira prejudicial. Esse trabalho ainda está em andamento, e já o levamos para mais países, como Reino Unido, Irlanda, África do Sul e outros mercados de língua inglesa.

Então, como esse processo funciona? Determinar o que é duvidoso ou prejudicial é um desafio, principalmente em razão da ampla variedade de vídeos existentes no YouTube. Contamos com avaliadores externos de todos os cantos do mundo para fornecer informações importantes sobre a qualidade dos vídeos. E esses avaliadores se baseiam em diretrizes públicas para orientar o trabalho deles. Cada vídeo avaliado recebe nove ou mais opiniões diferentes e algumas áreas importantes exigem especialistas certificados. Por exemplo, médicos oferecem orientações sobre a validade de vídeos relacionados a tratamentos médicos específicos, para coibir a disseminação de desinformação médica. Baseando-se no consenso proveniente da colaboração dos avaliadores, usamos sistemas de aprendizado de máquina testados para construir modelos que auxiliam na revisão diária de inúmeras horas de vídeos para encontrar e coibir a disseminação de conteúdos prejudiciais. Ao longo do tempo, a precisão desses sistemas ficará cada vez melhor.

Nosso trabalho continua. Estamos explorando opções para trazer pesquisadores externos para estudar nossos sistemas e continuaremos investindo em mais equipes e novos recursos. Nada é mais importante para nós do que saber que estamos cumprindo com nossa responsabilidade. Continuamos focados em manter o equilíbrio que permite o desenvolvimento de vozes diversas no YouTube, incluindo aquelas sujeitas à discordância, ao mesmo tempo que protegemos os espectadores, os criadores de conteúdo e o amplo ecossistema do YouTube de conteúdos prejudiciais.