Acesse o menu principal

Notícias e Eventos

Minha última carta de 2019: atualizações deste ano

Por Susan Wojcicki

CEO, YouTube

Olá, criadores de conteúdo e artistas,


Todo trimestre tenho novidades sobre os destaques dos meses anteriores. Em agosto, fiz algo diferente e contei a vocês sobre nossa principal prioridade: a importância de conseguir o equilíbrio ideal entre abertura e responsabilidade. Fiz isso porque recebi várias perguntas sobre a viabilidade de uma plataforma aberta e queria enfatizar nosso compromisso com a abertura e a responsabilidade de proteger nossa comunidade. 
Hoje, estou voltando a nosso formato de costume porque há muitas novidades para compartilhar sobre nossas três principais prioridades: dar suporte ao sucesso do criador e do artista, melhorando a comunicação e o envolvimento, e cumprir nossa responsabilidade.


Mas antes de passar a essas seções, quero que todos saibam que o YouTube, como plataforma para criadores, continua a prosperar. Em comparação com o ano passado, o número de criadores com um milhão ou mais de inscritos cresceu em 65% e os criadores que ganham dezenas ou centenas de milhares de dólares por ano, aumentaram mais de 40%.

Sempre dizemos que os criadores são a alma do YouTube. Sendo assim, vamos para nossa próxima seção: apoiar seu sucesso!

Apoiando o sucesso de criadores e artistas

Um dos maiores problemas que você nos contou este ano foi quanto às reivindicações de direitos autorais, especialmente em reivindicação manual excessiva de clipes musicais pequenos em vídeos que geram receita. Essas reivindicações com frequência acabam enviando toda a receita ao proprietário dos direitos, independentemente do comprimento da música reivindicada.

Tenho o prazer de anunciar que fizemos progresso. Há alguns meses, fizemos modificações que removeram o incentivo financeiro para reivindicar uso não intencional de músicas muito curtas. Também exigimos carimbo de data/hora para todas as reivindicações manuais para que você sabia exatamente qual parte do vídeo está sendo reivindicado e atualizamos suas ferramentas de atualização para que você possa remover facilmente conteúdo com reivindicação manual de seus vídeos.

Nos próximos meses, trabalharemos para transferir todos os criadores para o novo e melhorado YouTube Studio. Estamos fazendo essa mudança porque o Studio Clássico foi criado com tecnologia mais antiga que não nos permite fazer correções de bugs ou introduzir os novos recursos que você pediu tão rápido quanto gostaríamos. Muitas das atualizações do YouTube Studio foram inspiradas por solicitações de criadores e achamos que você vai gostar de seus recursos exclusivos, incluindo o novo painel de controle, análises poderosas e métricas de desempenho em tempo real. O acesso ao Clássico será removido para a maioria dos criadores no início do ano que vem, e você será individualmente notificado com antecedência de uma modificação em seu acesso. Sabemos que pode ser difícil modificar as ferramentas com que você trabalha todos os dias, mas acreditamos que essa nova base nos ajudará a inovar de forma mais rápida a seu favor.

Também estamos tentando apoiar seu sucesso, ajudando você a gerar receita de novas formas que vão além da receita de anúncio tradicional e aproveitar a conexão espectador-criador. Hoje em dia, milhares de canais mais que dobraram suas receitas do YouTube usando os novos recursos que ajudam os fãs a interagir com criadores, como o Super Chat, Clubes dos canais e Produtos. Mais de 100.000 canais receberam o Super Chat, e alguns streams estão ganhando mais de US$ 400 por minuto à medida que os fãs entram em contato com os criadores para dizer olá, enviar parabéns ou apenas seconectar. E estamos trabalhando no sucesso do Super Chat, expandindo o lançamento de Super Stickers para criadores qualificados em 60 países ao redor do mundo.

Desde que expandimos as Histórias do YouTube no ano passado, mais criadores estão usando as Histórias não apenas para conectar-se com os inscritos existentes, mas também para encontrar novos. No ano passado, os criadores que usaram uma História ativa nos seus canais viram um aumento médio em sua contagem de inscritos de mais de 8% em comparação com os criadores sem Histórias.

Também estamos fazendo experimentos para ajudar a combinar conteúdos que possam ser considerados arrojados com publicidade que se adeque às suas marcas. Como você sabe, os ícones amarelos são um sinal de que apenas publicidade limitada pode passar em um vídeo em particular por causa de seu conteúdo. Estamos trabalhando para identificar anunciantes que estão interessados em conteúdo mais arrojados, como um profissional de marketing procurando promover um filme classificado para maiores de 17 anos, de forma que possamos combiná-los com criadores cujo conteúdo seja adequado com seus anúncios. No primeiro mês, esse programa resultou em centenas de milhares de dólares em anúncios em vídeos com ícone amarelo. Saiba mais aqui.

Para criadores de games, soubemos muito bem que nossas políticas precisam se diferenciar entre violência do mundo real e violência nos games. Temos uma atualização de política para breve que fará exatamente isso. A nova política terá menos restrições para violência em jogos, mas mantém nosso padrão elevado para proteger o público contra a violência do mundo real.

Melhorar a comunicação e o envolvimento

Encontrar com os criadores é sempre um destaque para mim, e este ano me encontrei com YouTubers ao redor do mundo. Há alguns meses em Londres, conversei com Alfie Deyes e celebramos o 10 aniversário de seu primeiro vídeo no YouTube. Falei recentemente com Juanpa Zurita e Emma Chamberlain sobre o processo criativo deles e ouvi algumas perguntas difíceis de MatPat do The Game Theorists no primeiro Encontro de Criadores de Games do YouTube. Também me encontrei com um grupo de criadores europeus no verão, incluindo Patricia Bright, PewDiePie, Jacksepticeye, Sallys Welt, VisualPolitik, Mrbruff e Jessica Kellgren-Fozard.

Para ajudar os criadores a ter um melhor entendimento de nossas diretrizes, vamos expandir nosso piloto de autocertificação no ano que vem para centenas de milhares de criadores do Programa de Parcerias do YouTube (YPP). Esse programa permite que os criadores informem eles mesmos como seus vídeos obedecem às políticas de anúncios. É um processo de reforço: quanto mais preciso você for em suas informações sobre seus vídeos, mais nosso sistema confia em você. A autocertificação não apenas oferece mais controle aos criadores, mas também fornece um feedback mais específico sobre por que um vídeo pode ter problemas de geração de monetização.

Também soubemos que os criadores dizem que é um inconveniente quando fazemos experimentos ou modificações. Eles perguntam por que estamos tentando corrigir algo que não parece estar errado e querem mais de um alerta. Então, quero dar a vocês mais insights sobre nossos processos de desenvolvimento.

Estamos sempre buscando por novas formas de melhorar a experiência do YouTube, Cada mudança que fazemos foram testadas muitas vezes, em diversas variações, antes de a lançarmos. Só no ano passado, lançamos mais de 2.500 atualizações no YouTube. Isso significa que cada recurso novo é desenvolvido depois que testamos três ou quatro versões em potencial para determinar o que funciona melhor para usuários e criadores. É através dessas modificações ⁠— grandes e pequenas ⁠— que entregamos um melhor produto para que você transmita e ganhe dinheiro na nova economia criativa. Melhoraremos nosso trabalho de comunicar você sobre por que estamos fazendo esses esforços e como eles podem afetá-lo. Lembre-se que nossos experimentos nos permitem, no final, ter um melhor resultado para todos os espectadores e criadores.

Por fim, quero mencionar que continuamos a trabalhar para dar apoio a seu bem-estar. Muitos de vocês compartilharam suas histórias sobre burnout, e agradecemos sua honestidade. Queremos incentivá-los a cuidarem de si mesmo e investir na recuperação. Em especial, ouvimos alguns criadores dizerem que sentem que não podem fazer uma pausa nas filmagens porque estão preocupados com o fato de que seus canais vão sofrer. Então, pedi à equipe de produto do YouTube para analisar isso. Eles olharam os dados dos últimos seis anos e encontraram boasnotícias. Entre milhões de canais e centenas de prazos diferentes para pausas, descobriram uma coisa em comum: em média, os canais têm mais visualizações quando voltam do que tiveram um pouco antes da pausa. Se você precisar de uma folga, seus fãs entenderão. Afinal de contas, eles assistem seu canal por sua causa.

Comprometimento com nossas responsabilidades

Você me ouviu dizer antes que minha prioridade número um é equilibrar a responsabilidade em proteger nossa comunidade com a responsabilidade de proteger a liberdade de expressão. Uma das questões mais comuns que me fazem é sobre como fazemos alterações na política e por que parece levar tanto tempo.

Essas alterações levam tempo porque, nos bastidores, reunimos centenas de pessoas no YouTube em consulta com especialistas externos. Quando atualizamos nossa política de discurso de ódio alguns meses atrás, consultamos especialistas em áreas como extremismo violento, supremacia, direitos civis e liberdade de expressão. Essas conversas aprofundadas nos ajudaram a determinar como escrever diretrizes que protegerão nossa comunidade em longo prazo. Passamos por um processo semelhante neste ano, quando atualizamos nossa política com relação a pegadinhas e desafios.

Precisamos garantir que nossas políticas abordem como essas questões surgem em diferentes culturas e idiomas e também queremos ter certeza que nossas políticas podem ser facilmente entendidas por usuários ao redor do mundo.. O YouTube treina todos nossos avaliadores antes de implantarmos uma nova política, então ela será aplicada de forma consistente, independentemente do país em que um usuário está quando usa o YouTube.

Também nos certificamos que todas as políticas funcionem na prática e não apenas na teoria. Antes que uma nova política seja lançada testamos para garantir que nossos avaliadores classifiquem o conteúdo com um alto nível de precisão sob as novas diretrizes. Se não for esse o caso, enviamos essas diretrizes de volta e tentamos novamente. Queremos garantir que o conteúdo seja classificado de forma correta consistentemente, em vez de nos apressarmos em uma alteração.

Neste momento, estamos no processo de atualizar nossas diretrizes da política de assédio, e manteremos você informados sobre quando elas estiverem prontas. Com todas nossas atualizações de políticas, estamos conversando com os criadores para ter certeza que abordamos as questões que são as mais importantes para a comunidade do YouTube.

Também estamos alterando a maneira como tratamos dados em conteúdo infantil no YouTube como parte de um acordo com a Comissão Federal de Comércio e o procurador geral de Nova York que trata de questões relacionadas ao COPPA (Lei de Privacidade On-line das Crianças).

Para identificar conteúdo para crianças, recentemente implementamos uma nova configuração de público-alvo onde os criadores devem indicar se seu conteúdo é para crianças. A partir de Janeiro, determinados recursos que dependem dos dados do usuário, como comentários e publicidade personalizada não estarão mais disponíveis em conteúdo para crianças. Sabemos que ainda há muitas dúvidas sobre como isso vai afetar os criadores e vamos fornecer atualizações conforme possível durante a jornada. Você pode ler mais sobre essa alteração aqui.

Finalmente, queremos compartilhar algumas ideias enquanto passamos mais tempo com os legisladores ao redor do mundo, desde a primeira-ministra Jacinda Arder da Nova Zelândia até os legisladores em Washington, D.C., aos reguladores na Europa que estão adaptando o Artigo 17, a diretiva de direitos autorais europeus chamada anteriormente de Artigo 13, para a legislação local. Em todas essas conversas, fica claro que precisamos continuar ajudando as pessoas a entender a economia criativa, como ela contribui para empregos ao redor do mundo, e como a regulamentação poderia influenciar os seus negócios.

No ano passado, escrevi sobre como o Artigo 17 poderia ter consequências não intencionais que poderiam impactar sua receita. Devido a todo o engajamento dos criadores, conseguimos fazer melhorias na legislação, especialmente em garantir proteções de responsabilidade quando nos esforçamos ao máximo para corresponder o material com direitos autorais aos proprietários de direitos. Essa modificação fez uma grande diferença e moveu a diretiva de direitos autorais em uma direção melhor para a internet e para o YouTube. A conversão da legislação em leis nacionais agora depende dos países europeus. À medida que o processo avança, nos encontramos com governos e convidamos os criadores locais para ajudar a explicar a eles como o Artigo 17 poderia afetar criadores como você.

Estamos nisso juntos. Continuaremos a mantê-lo informado enquanto defendemos uma reforma responsável dos direitos autorais. Esperamos ver alguns rascunhos iniciais da nova legislação em 2020, mas levará alguns anos para que cada país europeu implemente o Artigo 17.

Quero encerrar dizendo o poder que os criadores têm quando fazem um bom trabalho ao redor do mundo. Assim, muitos de vocês foram inspirados pelo desafio #teamtrees do Mr. Beast e do Mark Rober para ajudar a plantar 20 milhões de árvores até janeiro de 2020. No mês passado, tive a honra de participar do desafio e plantar uma árvore junto com Mark.

A reação dos criadores ao #teamtrees foi impressionante. Se vocês mantiverem esse ritmo, alcançaremos a meta de 20 milhões de árvores! Estamos animados em ajudar os criadores a apoiar suas causas favoritas com ferramentas como o botão Doar do YouTube. Nos próximos meses, o botão Doar vai sair da versão beta e se tornará disponível a milhares de criadores nos EUA. Mais adiante será expandido a mais países, dando a você a oportunidade de embutir uma campanha de arrecadação ao lado de seus vídeos e transmissões ao vivo.

É muito inspirador ver o ótimo trabalho de vocês. Continuem assim!