Acesse o menu principal

Por dentro do YouTube

Atualizações sobre crianças e proteção de dados no YouTube

Por Susan Wojcicki

CEO, YouTube


A prioridade número 1 do YouTube é agir com responsabilidade. Nesse sentido, nada é mais importante do que proteger as crianças e sua privacidade. Estamos investindo pesado em políticas, produtos e práticas que ajudem a atingir esse objetivo. Desde o início, o YouTube se propôs a ser um site para usuários com mais de 13 anos. No entanto, diante do crescimento acentuado no conteúdo dirigido a famílias e nos aparelhos compartilhados por pais e filhos, sabemos que a probabilidade de crianças assistirem vídeos sem supervisão aumentou. Estamos estudando a fundo áreas em que podemos trabalhar mais para enfrentar essa realidade. Para isso, contamos com a ajuda de informações, opiniões e sugestões de pais, especialistas e legisladores – incluindo as preocupações manifestadas pela Comissão Federal de Comércio e pela Procuradoria Geral de Nova York, nos Estados Unidos, em relação à Regra de Proteção à Privacidade das Crianças na Rede (COPPA, na sigla em inglês), que estamos enfrentando com um acordo anunciado hoje.

Novas práticas de dados para conteúdo infantil no YouTube.com
Estamos mudando o tratamento conferido a dados relacionados a conteúdo para crianças no YouTube. Dentro de quatro meses, dados de qualquer pessoa que assista a conteúdo infantil no YouTube serão tratados como se fossem dados produzidos por uma criança – não importa a idade do espectador. Isso significa que, em vídeos feitos para crianças, vamos restringir a coleta e o uso de dados apenas ao necessário para apoiar a operação do serviço. Além disso, não vamos mais exibir nenhuma propaganda personalizada nesse tipo de conteúdo, e alguns recursos se tornarão indisponíveis, como comentários e notificações. Os criadores terão de informar ao YouTube quando seu conteúdo se encaixar na categoria infantil, de modo que possamos identificar esses vídeos. Também vamos usar aprendizado de máquina para encontrar conteúdo evidentemente voltado para crianças – como vídeos que enfatizam personagens, temas, brinquedos ou games infantis.

Melhorias no YouTube Kids
Mesmo diante dessas mudanças, continuamos recomendando que os pais usem o YouTube Kids nas situações em que uma criança menor de 13 anos assistir vídeos sem a supervisão de um adulto. Embora dezenas de milhões de pessoas usem o YouTube Kids semanalmente, queremos que mais e mais pais conheçam o aplicativo e seus benefícios. Estamos aumentando o investimento na promoção do YouTube Kids junto a pais, com uma campanha que será veiculada no YouTube. O produto também continua sendo aprimorado. Um exemplo: recentemente, aumentamos o rigor na decisão sobre quais canais podem fazer parte do YouTube Kids, reduzindo drasticamente o número de canais no app. Vamos também passar a oferecer a experiência YouTube Kids em computadores desktop.

Investimento em famílias criadoras
Sabemos que essas mudanças terão um impacto comercial considerável nas crianças e famílias de criadores que produzem conteúdos maravilhosos e negócios bem-sucedidos na nossa plataforma. Por isso, vamos dar aos criadores afetados pelas alterações um prazo de quatro meses para se adaptarem, antes que essas novidades entrem em vigor no Youtube.com. Sabemos que o processo não será fácil para alguns criadores, e temos o compromisso de apoiá-los nessa transição, oferecendo recursos para ajudá-los a compreender as mudanças.

Continuaremos investindo no futuro do conteúdo de alta qualidade para crianças, famílias e educadores. Para isso, estamos criando um fundo de cem milhões de dólares, dedicado à criação de vídeos originais e bem-bolados para crianças, no YouTube e no YouTube Kids.

Treinamento para nossas equipes
Defender a proteção às crianças é uma responsabilidade compartilhada por todos os funcionários da empresa. Pensando nisso, estamos adotando um novo treinamento anual e obrigatório para nossas equipes, sobre as exigências relativas a essa área.

As mudanças anunciadas hoje vão ajudar a proteger ainda mais as crianças e famílias no YouTube – e estamos apenas começando. Continuaremos trabalhando com legisladores de todo o mundo, e estamos animados para colaborar neste momento em que a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês) solicita comentários sobre a COPPA. Ao longo dos próximos meses, vamos contar mais sobre o trabalho para repensar nossa estratégia geral relativa a crianças e famílias, incluindo uma experiência criada especialmente para crianças no YouTube. Tenho o privilégio de trabalhar ao lado de pais extremamente preocupados em proteger seus filhos. Sabemos que é muito importante oferecer a crianças, famílias e criadores a melhor experiência possível no YouTube, e temos o compromisso de fazer as escolhas certas.