Acesse o menu principal

Por dentro do YouTube

Tornando o sistema de avisos mais claro e consistente

Por Equipe do YouTube

Estamos atualizando a maneira como emitimos Avisos das diretrizes da comunidade para um sistema novo e simplificado. Trabalhamos com criadores de conteúdo para entender o que estava funcionando e o que precisava ser melhorado. Com isso, constatamos que os aspectos mais importantes são a consistência na aplicação de penalizações, políticas claras e transparência sobre o impacto dos avisos. Portanto, incluímos mais oportunidades para os usuários entenderem as políticas, uma penalidade consistente para cada aviso e notificações melhores.

Mais oportunidades para entender as políticas do YouTube

Mesmo que 98% dos usuários nunca violem as diretrizes da comunidade, elas são indispensáveis para fortalecer a comunidade do YouTube e para manter o equilíbrio entre liberdade de expressão e liberdade para pertencer. Por isso, desde o início contamos com um sistema de três avisos e notificações por e-mail para que todos possam conhecer as políticas e entender o problema antes de serem penalizados. E isso funciona: 94% dos usuários que recebem o primeiro aviso não chegam a receber o segundo.

Queremos dar aos usuários ainda mais oportunidades para conhecer nossas políticas. Por isso, a partir do dia 25 de fevereiro, os canais receberão um alerta único quando postarem conteúdo que infringe as diretrizes pela primeira vez, sem penalidade. O objetivo dessa medida é garantir que os usuários tenham tempo de se familiarizar com as diretrizes da comunidade e que voltem a criar conteúdo e a interagir com o público rapidamente, dentro das regras do YouTube.

Além de enviar esse alerta, também ampliaremos os recursos das políticas disponíveis na Central de Ajuda para dar mais detalhes sobre quais ações resultarão em um aviso. Isso inclui exemplos novos e detalhados do tipo de conteúdo que normalmente viola nossas regras. 

Avisos consistentes em todo o YouTube

Também unificamos a penalidade para violações das diretrizes da comunidade, independentemente de onde elas ocorrerem. Mesmo que a maioria das violações ocorra em vídeos, nossas diretrizes incluem todo o conteúdo do YouTube, como Histórias, miniaturas personalizadas ou links de outros sites adicionados à descrição ou ao cartão de informações do vídeo.

Anteriormente, nem todos os avisos tinham a mesma penalidade para o canal. Por exemplo, o primeiro aviso de um vídeo resultaria em uma suspensão de 90 dias das transmissões ao vivo e o segundo aviso resultaria em uma suspensão de duas semanas do envio de novos vídeos. Muitos de vocês disseram que essa penalidade era confusa e não correspondia ao conteúdo que resultou no aviso. Agora, com base nesse feedback, todos os Avisos das diretrizes da comunidade terão a mesma penalidade:
  • Como informado, todos os usuários receberão um alerta quando enviarem conteúdo que viola as diretrizes pela primeira vez. O conteúdo será removido, mas o canal não receberá nenhuma outra penalidade. Enviaremos apenas um alerta e, ao contrário dos avisos, ele não será removido depois de 90 dias. 
  • O primeiro aviso resultará em uma suspensão de uma semana do envio de conteúdo novo ao YouTube, incluindo transmissões ao vivo e outras atividades no canal. O aviso expirará depois de 90 dias.
  • O segundo aviso em um período de 90 dias resultará em uma suspensão de duas semanas do envio de conteúdo novo ao YouTube.
  • O terceiro aviso nesse mesmo período resultará no encerramento do canal.

Transparência sobre o status do canal

Por fim, queremos sempre deixar claro o motivo do aviso, as consequências para seu canal e o que pode ser feito, como contestar a decisão caso a considere incorreta. Para isso, simplificaremos as notificações por e-mail e na área de trabalho e incluiremos mais detalhes sobre qual política foi violada. Além disso, adicionaremos novas notificações para dispositivos móveis e na plataforma para garantir que todas as informações importantes sobre um aviso estejam sempre à mão para os usuários.

Essas atualizações são parte do nosso trabalho contínuo para garantir que o YouTube seja o melhor lugar para ouvir, compartilhar e criar uma comunidade por meio do conteúdo. Nosso sistema de avisos é uma maneira importante de ajudar criadores de conteúdo e artistas a entender quando há um problema no conteúdo enviado, e seu feedback contribuiu para melhorar esse sistema. Continuaremos desenvolvendo todas as mudanças feitas ao longo do último ano por meio de feedback constante dos usuários. Isso inclui fortalecer a aplicação e atualizar nossas políticas para que elas sejam fáceis de entender e atendam às necessidades de toda a comunidade do YouTube.