Acesse o menu principal

Por dentro do YouTube

Uma atualização final sobre nossas prioridades para 2018

Por Susan Wojcicki

CEO, YouTube

Olá, criadores de conteúdo,


Desde 2005, o YouTube passou de um único vídeo no zoológico para uma biblioteca de vídeos global, a que bilhões de pessoas recorrem a cada dia para adquirir conhecimento, impulsionar a criatividade e criar novos relacionamentos. Hoje, o YouTube é uma comunidade diversificada de criadores de conteúdo que estão construindo a próxima geração de empresas de mídia e atraindo fãs de todos os cantos do mundo. Você está fazendo história e mudando a forma como as pessoas assistem a vídeos, interagem e compartilham visões de mundo. Tenho a satisfação em contribuir com essa jornada e continuarei a me inspirar em tudo o que vejo na plataforma.

No ano passado, o número de canais com mais de 1 milhão de inscritos aumentou 75%. A cada mês, mais de um bilhão de fãs acessam o YouTube para fazer parte da cultura musical e descobrir novas músicas e artistas. Com base nisso, expandimos o YouTube Music para Reino Unido, Irlanda, Alemanha, Áustria, França, Itália, Espanha, Suécia, Noruega, Finlândia, Rússia, Canadá, Dinamarca, Bélgica, Holanda, Luxemburgo e Brasil. Também lançamos três novas histórias sobre Janelle Monáe, J Balvin e Shawn Mendes, assim como nossa série YouTube Artist Spotlight nos últimos meses. Além disso, lançamos 13 YouTube Originals, incluindo 3 na Alemanha e 2 na França.

Tudo isso foi possível graças à economia criativa da qual você faz parte. No entanto, essa nova modalidade está em risco, já que o Parlamento da UE votou o artigo 13 da legislação sobre direitos autorais, que pode mudar drasticamente a Internet.

O Artigo 13, conforme escrito, ameaça acabar com a capacidade de milhões de pessoas - de criadores como você e usuários comuns - de enviar conteúdo para plataformas como o YouTube. Ele ameaça impedir que usuários na UE visualizem conteúdo que já está ao vivo nos canais de criadores de conteúdo em todos os lugares. Isso inclui a incrível biblioteca de vídeos de conteúdo educacional do YouTube, como aulas de idiomas, tutoriais de física e outras instruções.

Essa legislação representa uma ameaça tanto para o seu sustento quanto para sua capacidade de compartilhar sua voz com o mundo. E, se implementado como proposto, o Artigo 13 ameaça centenas de milhares de empregos, criadores europeus, empresas, artistas e todos que eles empregam. A proposta poderia forçar plataformas, como o YouTube, a permitir na plataforma apenas conteúdo de um pequeno número de grandes empresas. Seria muito arriscado para as plataformas hospedar conteúdo de criadores de conteúdo originais menores, porque as plataformas agora seriam diretamente responsáveis por esse conteúdo. Percebemos a importância de todos os detentores de direitos serem justamente compensados, e é por isso que criamos o Content ID e uma plataforma para pagar todos os tipos de proprietários de conteúdo. Mas as conseqüências não intencionais do artigo 13 colocarão esse ecossistema em risco. Estamos comprometidos em trabalhar com a indústria para encontrar um caminho melhor. Esse idioma pode ser finalizado até o final do ano, por isso é importante falar agora.

Mas, para ajustar essa lei, é importante que você se manifeste agora, já que essa decisão pode ser tomada até o final do ano. Reserve um tempo para saber mais sobre como isso pode afetar seu canal e aja imediatamente. Conte ao mundo pelas mídias sociais (#SaveYourInternet) e por seu canal por que a economia criativa é importante e como essa legislação prejudicará você.

Veja uma atualização sobre as minhas prioridades para 2018.

Comunicação e transparência Como mencionado antes, tomamos a iniciativa de nos comunicarmos com os usuários de modo mais frequente e no lugar em que as conversas ocorrem: em vídeos e nas mídias sociais. Com base no seu feedback, também aumentamos o número de atualizações de produtos ou mensagens de alertas relacionadas a alterações no YouTube, incluindo testes ou experiências menores, pelo perfil @TeamYouTube e pelo canal Creator Insider. Continuamos compartilhando tutoriais úteis e histórias inspiradoras de criadores em nosso canal YouTube Creators, antes chamado de Escola de Criadores de Conteúdo. Estamos trabalhando para ampliar esses esforços. Estou postando mais vídeos no meu próprio canal, e o canal Creator Insider acaba de postar seu centésimo vídeo!

Recebemos o feedback de que vocês querem uma comunicação simplificada e centralizada. Com isso em mente, lançamos o YouTube Studio, uma central de notícias sobre a plataforma e atualizações sobre produtos. Ele é o principal local para receber informações relacionadas ao YouTube, como anúncios sobre novos recursos, vídeos da Escola de Criadores de Conteúdo e notícias semanais do Creator Insider. Esse painel simplificado é o lugar em que você encontra as novidades mais recentes e será a nova página inicial para todos os criadores até o final do ano.

Por fim, nossos líderes continuam se encontrando com criadores de todo o mundo. Robert Kyncl e Neal Mohan conversaram com criadores de conteúdo na European Creator Summit em Berlim. Robert continuou a série de entrevistas com criadores de conteúdo com Caspar Lee, em Berlim, e Gautam Anand, diretor administrativo do YouTube APAC, se reuniu com o criador de conteúdo coreano Dotty, em Seul. Enviaremos o link na próxima semana. Tivemos um grande público na nossa APAC Summit em Seul, em agosto, e manteremos esse ritmo com a YT Black Summit e FanFest neste mês e a LATAM Summit em novembro. 

 
Contribuímos com seu sucesso
A geração de receita é o cerne do seu negócio. Por isso, lançamos uma atualização dos nossos sistemas de geração de receita neste trimestre, o que melhorou a precisão dos ícones em 10%.

Na minha última mensagem, falei sobre nosso piloto para testar um novo fluxo de envio de vídeos em que os criadores de conteúdo precisam enviar informações específicas sobre o vídeo, já que isso está relacionado às diretrizes de conteúdo adequado para publicidade. A maioria dos criadores que participaram do piloto conseguiu descrever com precisão o conteúdo do vídeo. Esse novo fluxo oferece mais transparência aos criadores em termos de qual tipo de conteúdo é adequado para anúncios. Esperamos oferecer autocertificação a mais criadores antes do final do ano e planejamos expandir no início de 2019.

Neste verão, anunciamos os Clubes dos canais e, desde então, milhares de criadores de conteúdo aproveitam esse recurso. Por exemplo, Wintergatan, criador do Marble Machine, aumentou a receita do canal em mais de 50% desde a inclusão dos Clubes dos canais e está usando-os para financiar a Marble Machine de próxima geração, além de uma turnê mundial. O YouTuber de videogames Markiplier aumentou a receita do canal em 20%, e o comediante Mike Falzone triplicou a receita no YouTube. Também vimos os criadores de conteúdo usarem assinaturas para apoiar iniciativas criativas, como o TriStar Gym, que oferece vídeos exclusivos da técnica brasileira de Jiu Jitsu, e Ola Englund, que oferece aulas de violão on-line para os membros. Graças a esse sucesso, estamos acelerando o lançamento dos clubes para mais canais e diminuindo o limite de inscritos de 100 mil para 50 mil. Planejamos expandir as assinaturas para mais pessoas nos próximos meses.

Nas últimas semanas, realizamos três edições especiais do NextUp, voltado a promissores criadores de conteúdo negros, latinos e mulheres. Recebemos um número recorde de inscrições. Se você perdeu a chance de participar, fique atento para a próxima rodada. Teremos mais duas no Rio de Janeiro, no Brasil, e em São Petersburgo, na Rússia, além de planos para outras edições nos próximos meses.

Mais maneiras de interagir Desde que anunciamos as Estreias neste ano, os criadores de conteúdo estão usando esse novo recurso para gerar mais visualizações, envolvimento e receita para o canal. Por exemplo, o Twenty One Pilots lançou o novo vídeo My Blood, com mais de 75 mil fãs que assistiram juntos e participaram com comentários e bate-papo ao vivo. Um dos nossos principais criadores de conteúdo de videogames, TheRadBrad, testou e disse a seus fãs em um bate-papo ao vivo: “foi uma das experiências mais legais dos meus oito anos no YouTube”. Além disso, a estreia do canal Linus Tech Tips de avaliações técnicas foi um dos vídeos com melhor desempenho. Tenho a satisfação em anunciar que as estreias estão agora disponíveis para todos os criadores.

Recentemente, apresentamos o YouTube Giving, um conjunto de recursos que permite aos criadores de conteúdo e organizações sem fins lucrativos arrecadar fundos para causas de interesse deles diretamente em vídeos do YouTube e transmissões ao vivo. Embora esses recursos estejam na versão Beta, os criadores de conteúdo já os utilizam para gerar impacto e inspirar os fãs. A Hope for Paws arrecadou mais de 100 mil dólares nos primeiros 10 dias, e mais de 12 criadores de conteúdo de videogames juntaram-se ao St. Jude Children’s Research Hospital para arrecadar mais de 125 mil dólares durante o mês de conscientização sobre câncer infantil. Esperamos expandir esses recursos em breve a mais criadores de conteúdo para que eles possam retribuir e apoiar as causas com as quais se identificam.

Por fim, estamos criando uma comunidade de videogames mais forte no YouTube, com recursos como o novo destino “Jogos”, o “Criador de games em ascensão” e as páginas dedicadas a mais de 80 mil jogos. Também vamos aposentar o aplicativo independente YouTube Gaming no próximo ano. Sabemos que essa alteração afeta muito você, mas permitirá que os criadores de conteúdo de videogames tenham um acesso maior aos fãs, enquanto proporcionam uma experiência única.

Rigor e aplicação das nossas políticas Uma das nossas maiores prioridades do ponto de vista da política tem sido investir na experiência de notícias no YouTube e combater a desinformação. Em estreita colaboração com muitos dos nossos parceiros de notícias, lançamos várias alterações para solucionar esses problemas. Por exemplo, trabalhamos para disponibilizar com mais agilidade fontes confiáveis aos usuários e lançamos as estantes de últimas notícias e de notícias principais em 22 países. Também realizamos a primeira reunião do grupo de trabalho do YouTube Notícias em nossa sede e aproveitamos a oportunidade para ouvir organizações de notícias, acadêmicos e criadores de conteúdo sobre como podemos melhorar esse ponto na plataforma. Por fim, estamos apoiando o jornalismo com tecnologia que permite que as notícias se espalhem, incluindo um fundo de inovação para ajudar as organizações de notícias a ampliar de maneira sustentável os recursos de vídeo. Sabemos que temos mais a fazer para combater a desinformação e continuaremos a investir em soluções inovadoras para resolver isso.

Também continuamos a apresentar atualizações no nosso relatório de aplicação das Diretrizes da comunidade do YouTube, que você pode ler aqui.

Aprendizado e educação O aprendizado é uma das melhores partes do YouTube. Em meses recentes, os BookTubers se reuniram no BookTubeAThon que acontece anualmente. Lá, os criadores de conteúdo leram livros, compartilharam pontos de vista por meio dos canais e inspiraram pessoas de todo o mundo a fazer o mesmo. Também vimos vídeos do tipo “estude comigo” ganharem popularidade, motivando os usuários a não desistirem dos estudos. 

Temos o compromisso de capacitar tanto os criadores de conteúdo que querem compartilhar conhecimentos com o mundo quanto os usuários que chegam à nossa plataforma para aprender coisas novas, desde melhorias na casa até conceitos básicos de física e aulas de gramática. Hoje, temos o prazer de anunciar um investimento de US$ 20 milhões no YouTube Learning, uma iniciativa para apoiar criadores e organizações especializadas em educação que criam e selecionam conteúdo de aprendizado de alta qualidade no YouTube. Parte desse investimento inclui um fundo para apoiar criadores que querem criar conteúdo de aprendizado em várias sessões para o YouTube. Se você estiver interessado nesse programa, preencha este formulário.

Como parte dos esforços para apoiar os criadores de conteúdo que compartilham conhecimentos na plataforma, também lançamos o Learning, um novo canal de tutoriais selecionados, vídeos de Faça você mesmo, listas de reprodução baseadas em habilidades e outros conteúdos educacionais de alta qualidade de diversos criadores. Além disso, realizamos três reuniões do YouTube EduCon em Los Angeles, Cidade do México e Rio de Janeiro. Essas conferências foram ótimas oportunidades para os Edutubers se conectarem e aprenderem novas habilidades. Estamos planejando realizar mais conferências em outros lugares no próximo ano.

No YouTube, esperamos sempre retribuir. Trabalhamos com Lily Singh para apoiar a educação de meninas e combater a violência contra crianças. Também fizemos uma parceria com Priyanca Chopra, BB Ki Vines e Mostly Sane para incentivar a alfabetização de meninas em todo o mundo. Dedique um momento para assistir e apoiar essas causas.

Obrigada por tornar o YouTube uma incrível fonte de criatividade, conhecimento e inspiração. Como sempre, aguardo seu feedback. Estou aqui para ouvir você.