Acesse o menu principal

Por dentro do YouTube

Atualização de nossas 5 prioridades para 2018

Por Susan Wojcicki

CEO, YouTube

Olá, criadores de conteúdo,


É difícil acreditar que já estamos na metade de 2018. Com 1,9 bilhão de usuários conectados acessando o YouTube a cada mês, nossa comunidade continua crescendo. Cada vez mais criadores de conteúdo estão desenvolvendo os próprios negócios e descobrindo que podem influenciar debates globais apenas com um smartphone e uma conexão com a Internet. Dispositivos móveis são uma das maneiras mais usadas pelos fãs para acessar conteúdo, mas cada vez mais as pessoas estão usando telas de TV para assistir os criadores de conteúdo de que mais gostam. Em média, os usuários agora assistem mais de 180 milhões de horas do YouTube na tela da TV todos os dias.

Embora o futuro esteja cheio de oportunidades, ele também traz alguns desafios. Um dos modos de melhorar o YouTube é por meio de testes e repetições, mas entendemos que mudanças repentinas geradas por experimentos são difíceis de administrar. Por isso, para diminuir as interrupções, faremos o possível para entrarmos em contato com vocês à medida que a data desses testes se aproximar. Também usaremos o feedback recebido para melhorar os recursos em longo prazo.

Agora, quero mostrar para vocês minhas cinco prioridades para 2018:

1. Transparência e comunicação
Continuamos priorizando ter mais comunicação com os criadores de conteúdo. Tomamos a iniciativa de responder mais nas mídias sociais e conseguimos aumentar em 600% o número de tweets respondidos por meio das nossas contas oficiais (@TeamYouTube, @YTCreators e @YouTube) em 2018 em relação a 2017. Também aumentamos nosso alcance em 30% nos últimos meses. Além disso, criamos um recurso novo que nos permite transmitir informações importantes no YouTube Studio, antigo Estúdio de Criação. Começamos a testar um novo dashboard com um pequeno grupo de criadores de conteúdo em fevereiro. Recentemente, esse painel foi implantado para todos os criadores no aplicativo. Ele foi lançado em 22 idiomas, agora exibe atualizações e notícias sobre a plataforma, assim como informações de desempenho dos seus vídeos mais recentes em um local fácil de encontrar. 


Ano passado, lancei meu próprio canal com o objetivo de me comunicar mais com os criadores de conteúdo e senti na pele alguns desafios e oportunidades que surgem quando compartilhamos nossas ideias por vídeo. Estou publicando um vídeo novo sobre minhas cinco prioridades para o ano com esta postagem. Além disso, o Creator Insider, um canal não oficial lançado por funcionários do YouTube, continua trazendo atualizações semanais, respondendo a preocupações (sobre notificações, por exemplo) e mostrando os bastidores do lançamento dos nossos produtos. Há pouco tempo, combinamos os canais da Escola de Criadores de Conteúdo e o YouTube Creators para que você encontre inspiração e ensino em um só lugar, o YouTube Creators.

2. Apoiar o sucesso dos criadores de conteúdo

Na VidCon deste ano, compartilhamos produtos novos e interessantes, criados para aumentar e fortalecer nossas comunidades e oferecer outras maneiras de gerar receita, além dos anúncios. Essas alternativas incluem:

Clubes dos canais: os espectadores pagam uma taxa recorrente de US$ 4,99 para receber selos exclusivos, emojis novos, postagens exclusivas para membros na guia "Comunidade" e acesso a benefícios personalizados e únicos oferecidos pelos criadores de conteúdo, como transmissões ao vivo exclusivas para membros, vídeos adicionais e agradecimentos públicos. Trabalhamos com um pequeno grupo de criadores de conteúdo para desenvolver esse serviço e agora ele está sendo expandido para outros canais qualificados com mais de 100 mil inscritos. Assim, ainda mais criadores poderão usar esse recurso nos próximos meses.

Produtos oficiais: fizemos uma parceria com a Teespring para que os criadores de conteúdo possam escolher entre mais de 20 itens para personalizar e vender por meio de uma estante no canal. Esse recurso está disponível para todos os canais qualificados nos EUA com mais de 10 mil inscritos. Em breve, teremos mais parceiros para a venda de produtos e disponibilidade para mais criadores de conteúdo.

FameBit: adquirida pelo Google em 2016, a FameBit tem ajudado marcas a se conectar com o público do YouTube por meio das vozes autênticas dos criadores para desenvolver conteúdo de marca único em grande escala. Mais da metade dos criadores que usaram o Famebit nos três primeiros meses de 2018 dobraram a receita no YouTube. Nos próximos meses, lançaremos um recurso que permitirá que os usuários comprem produtos, aplicativos ou ingressos com facilidade, diretamente na página de exibição dos criadores de conteúdo.

Além dos produtos novos, continuamos investindo no YouTube Originals, que também é uma forma de ajudar no aumento da receita dos criadores de conteúdo. Bem mais de dois terços do conteúdo do Originals conta com a participação de YouTubers, seja atuando ou atrás das câmeras. Desde que lançamos o YouTube Originals há três anos, eles já foram assistidos mais de 250 milhões de vezes. O sucesso de um conteúdo do YouTube Originals tem efeito cascata. Alguns criadores tiveram um aumento de 20% nas visualizações do canal depois do lançamento do conteúdo no YouTube Originals.

Por fim, uma das minhas maiores prioridades é mostrar aos anunciantes as oportunidades incríveis do YouTube: alcançar comunidades envolvidas e ampliar o alcance das marcas. Estamos nos esforçando na questão de segurança de marca e tendo ótimos resultados em trazer os anunciantes de volta para o YouTube. Tenho me reunido com as maiores marcas do mundo para compartilhar as histórias incríveis de vocês e nosso progresso juntos. E os resultados dessas reuniões foram positivos.

3. Mais maneiras de interagir
Um dos pontos mais fortes da plataforma é possibilitar conversas entre criadores de conteúdo e fãs e entre os próprios fãs. Temos trabalhado muito para proporcionar maneiras diferentes de interação no YouTube, e os resultados já estão aparecendo. Nossas interações gerais, como marcações com "Gostei", comentários e bate-papos, cresceram mais de 60% em relação ao ano anterior.

Nossa guia "Comunidade" continua sendo uma central para crescimento e interação com os fãs. Visíveis em toda a plataforma, essas postagens vão além do vídeo e criam vínculos ainda mais significativos com os fãs por meio de GIFs, fotos, pesquisas e texto. Todos os dias, mais de 60 milhões de usuários clicam ou interagem com as postagens da guia "Comunidade".

A transmissão ao vivo continua sendo uma oportunidade de crescimento para criadores de conteúdo, o tempo de exibição desse conteúdo se multiplicou por 10 nos últimos três anos. Na VidCon, lançamos as Estreias para ajudar os criadores de conteúdo a tirar proveito da popularidade das ferramentas ao vivo, como o Super Chat e a programação, ao permitir que eles lancem vídeos gravados previamente como um momento ao vivo no YouTube.

Também percebemos que mais criadores de conteúdo estão usando a aba Comunidade, um jeito fácil de postar vídeos, que dispensa edição ou pós-produção, para interagir com os fãs. Teremos algumas melhorias importantes em breve. Ainda neste ano, vamos levar esses recursos a todos os criadores de conteúdo qualificados com mais de 10 mil inscritos.

4. Rigor e aplicação das nossas políticas
No início do ano, lançamos o primeiro Transparency Report do YouTube, esse relatório será atualizado com novos dados regularmente. Acabamos de lançar a atualização mais recente no final de junho, que pode ser acessada por este link.

Também anunciamos nossa nova Copyright Match Tool, que usa o recurso de correspondência de Content ID para ajudar criadores de conteúdo a encontrar cópias do próprio conteúdo sendo exibidas em outros canais. Esse recurso será oferecido a todos os criadores de conteúdo, incluindo aqueles que não fazem parte de uma Multi-Channel Network (MCN). Testamos essa ferramenta com mil criadores de conteúdo ao longo do ano passado para personalizá-la de acordo com as necessidades específicas dos criadores de conteúdo. Este é um excelente complemento para uma série de ferramentas de direitos autorais que fornecemos.

5. Aprendizado e educação
A educação é um dos maiores benefícios do YouTube. Todos os dias, espectadores assistem conteúdo de aprendizado mais de um bilhão de vezes para desenvolver novas habilidades e incentivar aquilo que amam. Tenho o orgulho de anunciar uma nova iniciativa, o YouTube Learning. Por meio dele, estamos oferecendo subsídios e promoções para apoiar o conteúdo de criadores focados em educação, organizações especializadas e alunos. Também estamos expandindo nossa atuação na área de conteúdo de aprendizado. Agora temos uma equipe dedicada a produtos e engenharia, concentrada na criação de recursos para aprendizado no YouTube. Queremos apoiar quem usa o YouTube para compartilhar os próprios conhecimentos com o mundo e os milhões de usuários que acessam nossa plataforma para aprender.

Para o futuro
Nossos dispositivos são cada vez mais importantes nas nossas vidas. Por isso, queremos colaborar com o bem-estar digital.

Quando lançamos o YouTube Kids App, incluímos um cronômetro para os pais limitarem o tempo das crianças no app. Desde então, percebemos que o cronômetro também poderia ser útil para os adultos. Por isso, no app principal do YouTube, lançamos um recurso que envia aos usuários um lembrete para fazer uma pausa. Também adicionamos a opção de uma notificação diária em forma de resumo por e-mail em vez de várias notificações. Além disso, possibilitamos a configuração dessas notificações para que elas sejam enviadas em intervalos específicos.

Conforme nos aproximamos do segundo semestre do ano, quero continuar trabalhando com vocês para criar comunidades e gerar envolvimento das pessoas que consomem vídeos. Vocês estão criando a próxima geração de empresas de mídia, e tenho muito orgulho do trabalho incrível que fazem todos os dias.