Acesse o menu principal

Por dentro do YouTube

Uma atualização de nossas prioridades para 2018

Por Susan Wojcicki

CEO, YouTube

No início deste ano, escrevi uma carta para os criadores falando sobre as cinco prioridades para o YouTube em 2018. Uma delas era ter mais contato com todos vocês. Pensando nisso, a cada trimestre pretendo contar novidades para a comunidade de criadores.

Conforme vocês devem imaginar, as duas últimas semanas foram extremamente difíceis para quem trabalha no YouTube – inclusive para mim. Embora o episódio tenha sido um tremendo desafio para a família YouTube, recebemos uma enxurrada de apoio e solidariedade dos criadores. Isso ajudou a levantar nosso moral e nos lembrou de que fazemos um trabalho muito importante.

Sabemos que o ano passado não foi fácil para muitos criadores. Temos o compromisso de escutar o que vocês têm a dizer, e vamos usar essas informações para ajudar o YouTube – essa comunidade vibrante, verdadeira e repleta de diversidade – a prosperar ainda mais. Continuamos crescendo num ritmo saudável e responsável. O YouTube tem 1,8 bilhão de usuários que fazem login todos os meses. Ao longo do ano passado, o número de canais com faturamento anual de cinco dígitos cresceu mais de 35%, enquanto o número de canais com faturamento anual de seis dígitos cresceu mais de 40%. É um prazer compartilhar notícias como essas. Por trás desses números estão milhões de criadores que se expressam, criam comunidades e encontram novas oportunidades no YouTube. Para nós, é um orgulho ajudar tantos criadores a causar impacto no mundo. Mesmo assim, sei que temos muito trabalho pela frente. Por isso espero que vocês leiam este texto até o fim: ele fala sobre o que estamos fazendo para deixar o YouTube ainda mais forte e para apoiar os criadores naquilo que fazem tão bem: criar conteúdo e estabelecer conexões.

1. Transparência e comunicação
No início deste ano, decidimos ampliar significativamente a comunicação com todos vocês pelas redes sociais. No primeiro trimestre de 2018 houve um aumento de 600% nas nossas respostas. O tempo para enviá-las, que era de no máximo quatro horas, passou para no máximo uma hora em 90% dos tweets enviados para nossas contas oficiais: @TeamYouTube, @YTCreators e @YouTube. Há ainda canais adicionais de comunicação, como o Creator Insider – um canal organizado pelos funcionários, que traz informações sobre os bastidores do nosso trabalho.

A equipe de líderes do YouTube também tem como prioridade o diálogo com nosso público. No festival South by Southwest, mais conhecido como SXSW, o Diretor Global de Música, Lyor Cohen, fez uma palestra na qual falou sobre sua vida a serviço dos artistas. Robert Kyncl, nosso Chief Business Officer, conversou com Casey Neistat. Kyncl também esteve em Dubai para inaugurar a mais nova unidade do YouTube Space, e aproveitou para dar uma entrevista ao criador Noor Stars. Este é apenas o começo, pois temos mais a fazer para aumentar a transparência, receber seus comentários e ganhar sua confiança.

2. Apoio ao sucesso dos criadores (monetização)
Impulsionar o sucesso e o crescimento dos criadores é um objetivo da maior importância para mim e para toda a minha equipe. Em fevereiro, lançamos um novo limite mínimo para monetizar no YouTube. A ideia é impedir que pessoas mal-intencionadas prejudiquem o ganha-pão da nossa sensacional comunidade. Sabemos que alguns criadores ficaram decepcionados com essa mudança, mas queremos ressaltar que a novidade aumentou a confiança dos anunciantes. O novo limite fortalece a capacidade dos criadores que estão construindo negócios no YouTube de monetizar com a plataforma. Para aqueles que ainda não atingiram o limite mínimo: não desistam! Continuem criando conteúdo e aumentando seu público. Estamos sempre prontos para ajudar, e temos ferramentas para você aprender e crescer. Mais e mais criadores estão atingindo o limite mínimo, todos os dias. Muitos sugeriram que o processo de inscrição na plataforma fosse mais ágil, e estamos trabalhando para acelerar o procedimento de avaliação e decisão dos pedidos que recebemos.

Estamos cientes de que a “desmonetização” continua sendo um problema para muitos criadores. As constantes mudanças entre verde e amarelo no ícone de monetização podem ser motivo de confusão e frustração, uma vez que o sistema está sempre escaneando os vídeos em busca das informações mais recentes. Em fevereiro, lançamos uma atualização criada para aumentar a precisão geral e reduzir em até 90% o vai-e-vem desse ícone. Esperamos que vocês tenham notado uma diminuição na frequência da mudança de cores. De nossa parte, percebemos que essa atualização reduziu em 50% o volume de reclamações.

Vários criadores também disseram que estariam dispostos a fornecer mais informações sobre o conteúdo dos vídeos se isso reduzisse o problema dos falsos positivos no sistema de monetização. Este mês, vamos fazer um teste junto a um pequeno grupo de criadores. O objetivo é experimentar um novo fluxo de upload, que vai solicitar ao criador informações específicas sobre o conteúdo do vídeo, de modo a estabelecer conexões com as pautas dos anunciantes. Num mundo ideal, a ideia é chegar a um ponto em que os criadores representem de forma precisa o conteúdo dos vídeos. Aliadas à classificação por algoritmos e aos revisores humanos, as informações fornecidas pelos criadores vão deixar o processo de monetização ainda mais simples, reduzindo o número de "desmonetizações" causadas por falsos positivos.

Os criadores também contaram que gostariam de ter outras alternativas de monetização, além dos anúncios. Recentemente, abrimos a possibilidade de patrocínio para todos os criadores de games pelo YouTube Gaming. Isso permite que os fãs agendem contribuições recorrentes, ajudando a financiar o trabalho de seus criadores preferidos. O piloto foi um sucesso: vários criadores patrocinados observaram um aumento significativo em sua receita total no YouTube. Nos próximos meses, pretendemos ampliar essa iniciativa no aplicativo principal.

3. Novas formas de incentivar a participação do público
Sabemos que a proximidade com os fãs é extremamente importante para os criadores. Por isso, o YouTube está sempre criando novas formas de incentivar a participação do público. Confiram abaixo algumas de nossas iniciativas:
  • Lançamos o YouTube Go em mais de 140 países. Essa versão do app do YouTube foi criada para o próximo bilhão de usuários. Ela é dirigida para pessoas que vivem em lugares com problemas de conectividade ou onde o preço do pacote de dados ainda é alto. O YouTube Go funciona bem off-line, e dá ao usuário maior controle sobre o uso de dados – sem perder a relevância local e social. 
  • Atualizamos os recursos de live streaming, facilitando as transmissões ao vivo e a interação com os fãs. Lançamos uma série de recursos que melhoram ainda mais essas transmissões live, incluindo replays ao vivo de chat, legendas automáticas e tags de localização. Ampliamos os Super Chats, que agora incluem a função IFTT (If This, Then That). Agora os criadores já podem fazer links com 600 serviços e aparelhos conectados à internet, tais como iluminação, alimentação de animais domésticos e lança-confetes. Isso representa novas formas de participar dos livestreams.
  • O Community foi ampliado para um número bem maior de criadores. Agora, estamos definindo detalhes sobre como e para quem os posts são distribuídos no feed Home e Inscritos. Nossos rankings e direcionamentos também foram aprimorados para garantir que os posts certos sejam mostrados para os usuários certos – na hora certa.


4. Reforço e cumprimento das políticas

Um de nossos maiores desafios é encontrar o equilíbrio certo entre a liberdade de expressão e a responsabilidade da nossa comunidade. A diversidade de vozes que se expressam na plataforma é um grande valor, e por isso queremos que as alterações nas nossas políticas tenham como alvo os pontos capazes de causar danos reais. Em fevereiro, anunciamos novas medidas além do sistema de strikes. Essas medidas poderão ser tomadas na remota possibilidade de que as ações de um criador coloquem em risco a comunidade como um todo. Nosso o objetivo é deixar a comunidade ainda mais forte, e esperamos que essas consequências sejam aplicadas raramente.

Os criadores nos deram opiniões extremamente pertinentes sobre o combate a abusos na plataforma – sobretudo no que diz respeito aos comentários. Introduzimos uma ferramenta para moderar comentários, que permite ao criador revisar as manifestações dos usuários antes que elas se tornem públicas. Nos canais que aceitaram usar essa nova ferramenta, percebemos uma queda de 78% nos alertas sobre comentários. Nossa meta é expandir o recurso para dez idiomas, em breve. A mesma iniciativa foi adotada para chats ao vivo, garantindo aos criadores a possibilidade de reter e analisar mensagens inadequadas, em todos os idiomas. Esses sistemas continuam a ser alimentados, aprimorando cada vez mais a capacidade de identificar comentários que não têm lugar na nossa comunidade.

5. Aprendizado e educação
O YouTube é uma ferramenta de grande potência, principalmente quando o assunto é educação. Este mês, a hashtag #YouTubeTaughtMe (“aprendi no YouTube”) nos mostrou a força do aprendizado via YouTube. Usuários contaram como o YouTube ajuda a ampliar conhecimentos, aprimorar habilidades e desenvolver novos hobbies, em áreas como música, esportes, culinária e muitas outras. Um exemplo: um pai que vive em Nova York contou que usa o YouTube tanto para aprender a assar bolos quanto para estudar para as provas de Enfermagem. Além disso, diversos criadores tuitaram sobre suas experiências com o YouTube, e disseram que a plataforma os deixa à vontade para serem quem eles realmente são.

Estamos trabalhando para garantir que nossos recursos educativos gratuitos (como a Creator Academy) centrem esforços nos temas que realmente interessam para vocês. Exemplo disso foi a recém-lançada Master Class da Creator Academy, que trata da questão da estafa entre criadores. Faremos também uma palestra no evento VidCon sobre a importância do bem-estar e da saúde dos criadores. Além disso, estamos preparando cursos que serão lançados no final do primeiro semestre, sobre assuntos ligados à vida saudável.

De olho no futuro
A cada dia que passa me sinto mais inspirada pela força da comunidade do YouTube. O apoio que recebemos de vocês nas duas últimas semanas é prova disso. Toda a nossa equipe tem o compromisso de trabalhar para o sucesso da comunidade de criadores, e suas opiniões e informações são consideradas em tudo o que fazemos. Continuem conversando com a gente e contando como podemos melhorar.