Acesse o menu principal

Por dentro do YouTube

Prevenção de danos à Comunidade do YouTube

Por Ariel Bardin

Vice-presidente de Gerenciamento de produtos

Recentemente, lidamos com ações deploráveis de alguns YouTubers que acabaram atingindo a reputação de toda a comunidade com anunciantes, com a mídia e também com o público em geral. Com base nesse comportamento -- e também em nosso comprometimento de endurecer nossas políticas e comunicar mudanças com mais rapidez e transparência -- estamos apresentando novas consequências a serem aplicadas na eventualidade de as ações de um criador prejudicarem toda a comunidade.

Quando um criador faz algo questionável -- como uma pegadinha na qual as pessoas são traumatizadas, promove violência ou ódio contra um grupo, demonstra crueldade ou ainda é sensacionalista com a dor de terceiros só para tentar ganhar views ou inscrições -- pode gerar danos a longo prazo para a comunidade, incluindo espectadores, criadores e o mundo externo. Esses danos podem gerar consequências não só aos usuários, mas também a outros criadores, como perda de oportunidades, diminuição de receita e danos graves à nossa sustentabilidade. Por isso é fundamental garantir que tais ações de poucos não impactem os 99,9% que usam seus canais da forma correta com seus fãs ou construindo negócios saudáveis.

Temos nossas Diretrizes da Comunidade que servem como regras dessa jornada dos criadores na plataforma e também um conjunto de normas para conteúdo adequado para publicidade para que possam monetizar suas criações. Também temos um sistema de alertas (strikes) que usamos para reforçar nossas políticas e que podem culminar no encerramento de um canal. Em raras ocasiões se faz necessário um leque de ferramentas mais amplo, eficiente e que possa ser usado mais rapidamente do que o sistema atual de alertas e políticas.

Hoje, estamos revelando passos adicionais que podemos tomar e que vão além do sistema de alertas para quando um canal publicar vídeos que resultem em danos à nossa comunidade de criadores, espectadores e anunciantes.
  1. Programas Premium de Monetização, Parcerias de Promoção e Desenvolvimento de Conteúdo. Podemos remover um canal do Google Prefered e também suspender, cancelar ou remover um criador do YouTube Original.
  2. Monetização e Privilégios de Suporte ao Criador. Podemos suspender a habilidade de exibir anúncios de um canal, de gerar receita e também remover o canal do Programa de Parcerias do YouTube, incluindo cancelamento do suporte ao criador e acesso aos YouTube Spaces.
  3. Recomendações de vídeo. Podemos remover a elegibilidade de um canal de ser recomendado no YouTube, como de aparecer na home page, aba em alta ou próximo vídeo.
No passado, sentimos que nossa resposta a algumas dessas violações foram lentas e nem sempre endereçaram as preocupações mais amplas da comunidade. Nosso objetivo central é agilizar nossa resposta para que possamos tomar decisões melhores e mais rápidas e comunicá-las com clareza.

Acreditamos firmemente na liberdade de expressão e sabemos que a maioria esmagadora dos criadores segue as políticas e compreende que é parte de uma grande, influente e interconectada comunidade. Também sabemos que temos a responsabilidade de proteger toda a comunidade de criadores, espectadores e anunciantes desses raros casos danosos. Esperamos ativar essas novas consequências em casos de danos severos, mas esperamos que ajudem a prevenir ações futuras que possam prejudicar toda a comunidade.