Acesse o menu principal

Por dentro do YouTube

Protegendo nossa comunidade

Por Susan Wojcicki

CEO, YouTube

Olá, criadores de conteúdo,

A cada ano, eu me dou conta do quanto a comunidade do YouTube é única e especial. Em 2017, isso não foi diferente. Este foi um ano de grande crescimento e inovação. Porém, eu gostaria de aproveitar a oportunidade para refletir também sobre grandes dificuldades que a comunidade de criadores enfrentou nesse período. Ao longo do ano passado, houve um aumento significativo de usuários mal-intencionados que tentaram prejudicar nossa plataforma com atividades como o compartilhamento de conteúdo extremista, a disseminação informações incorretas, a falsificação da identidade de criadores de conteúdo ou o envio repetido de vídeos que se passavam por conteúdo familiar de maneira enganosa. Essas ações prejudicam a nossa comunidade porque diminuem a confiança na nossa plataforma e reduzem a geração de receita que é essencial para o sucesso de criadores de conteúdo como você.

Diante disso, anunciamos recentemente novas ações para proteger nossa comunidade de conteúdo inadequado. Queremos que os criadores de conteúdo tenham a confiança de que a receita deles não será prejudicada por usuários mal-intencionados. Ao mesmo tempo queremos garantir aos anunciantes que as campanhas deles são veiculadas em vídeos que refletem o valor das marcas deles.

Para isso, precisamos de uma abordagem que identifique melhor quais canais e vídeos são adequados para publicidade. Ouvimos os criadores de conteúdo dizerem, em alto e bom som, que precisamos ser mais precisos nas avaliações de conteúdo para evitar o cancelamento da geração de receita (a aplicação de um “ícone amarelo”) de alguns vídeos por engano. Planejamos aplicar critérios mais rigorosos e realizar mais seleções manuais. Além disso, aumentaremos significativamente a nossa equipe de revisores de anúncios para garantir que os eles sejam veiculados apenas nos vídeos certos. Isso ajudará a reduzir a imprecisão nos cancelamentos de geração de receita e dará aos criadores de conteúdo mais estabilidade em relação aos lucros. Conversaremos com os criadores de conteúdo nas próximas semanas para aprimorar essa nova abordagem.

Como eu disse muitas vezes ao longo dos anos, os criadores de conteúdo são a força vital da comunidade do YouTube. A originalidade, a autenticidade, o talento e a dedicação deles atraem um público global para o YouTube. A paixão e a presença deles transformam espectadores casuais em fãs dedicados e ansiosos para aprender, compartilhar e se reunir. É o caráter inclusivo deles que oferece a mais de um bilhão de pessoas que visitam o YouTube todos os meses a sensação de que esse é um lugar onde elas são aceitas de braços abertos.

Este foi um ano difícil, mas vimos nossos criadores de conteúdo se unirem para fazer coisas incríveis no YouTube. Houve uma aceleração nas inscrições, o que levou mais de 5 mil canais a atingir a marca de 1 milhão de inscritos. Uma música Reggaeton explodiu em termos de popularidade global e tornou-se o vídeo do YouTube mais assistido de todos os tempos. Por fim, vimos nossos criadores de conteúdo reunirem esforços com os fãs depois de desastres naturais na Cidade do México e em Houston para arrecadar milhões de dólares em socorro às vítimas. Além disso, os criadores de conteúdo conseguiram fazer líderes globais como Joko Widodo e Jean-Claude Juncker se envolverem na discussão de temas importantes.

Essas são as histórias que tornam a comunidade do YouTube tão especial. Este um lugar onde criadores de conteúdo e fãs podem se unir para alcançar novas metas, quebrar recordes e transformar um público on-line em um movimento no mundo real. É por isso que precisamos fazer tudo o que for possível para proteger essa comunidade, combater as ameaças de usuários mal-intencionados e garantir que o YouTube seja um lugar onde todos os criadores de conteúdo possam alcançar o sucesso.