Acesse o menu principal

Histórias de Criadores e Artistas

Expansão da Comunidade no YouTube

Por Roy Livne

Gerente de produtos sênior


A Comunidade sempre foi essencial para o YouTube. Você e seu público se apoiaram, fizeram turnês mundiais e se divertiram. Dessa forma, estreitaram laços no YouTube. Essa conexão acontece de várias formas, não só por meio de vídeos. Por isso, há cerca de um ano, convidamos alguns criadores de conteúdo para testar um novo local de interação com fãs entre um envio e outro por meio de pesquisas, fotos, texto, GIFs e muito mais. Esse local foi batizado de "Comunidade". Os criadores de conteúdo têm feito coisas incríveis com ela, como a Anitta que compartilha fotos dos bastidores, o Marshmello que posta GIFs com previews e a Vidya que faz pesquisas para pedir ideias aos inscritos. Hoje estamos expandindo a Comunidade para criadores de conteúdo com mais de 10 mil inscritos.

Temos trabalhado com criadores de conteúdo para criar, testar e aperfeiçoar este produto. Queremos aproveitar esta oportunidade para compartilhar o que aprendemos e as atualizações que fizemos. 


  • Envolva sua comunidade: os fãs adoram participar do processo criativo! A criadora de conteúdo Grav3yardgirl tem usado a Comunidade para se conectar com os oito milhões de inscritos, conhecidos como "swamp family", e saber mais sobre qual tipo de conteúdo eles se interessam. Ela deixa os fãs escolherem qual será o próximo unboxing e também recebeu muitos pedidos para voltar com o quadro “Wreck It Wednesdays".
  • Mostre os bastidores: os criadores de conteúdo têm usado as postagens da Comunidade para gerar expectativa sobre o próximo vídeo ou grande produção. Lele Pons compartilha GIFs que servem de trailer para o próximo vídeo, enquanto Kevin Durant posta fotos exclusivas dos dias de jogos da NBA.
  • Aumente seu alcance: alguns criadores de conteúdo usaram a Comunidade para fazer promoção cruzada de canais e criadores que eles gostam, como Anwar, Hannah e Lele que ajudaram a gerar tráfego para o primeiro videoclipe do Rudy. 
  • Descoberta melhorada: assim como nos vídeos, queremos mostrar as postagens da Comunidade certas para os usuários certos. Por isso, atualizamos a forma que esses posts alcançam seu público no YouTube. Seus espectadores mais envolvidos agora podem ver as postagens da Comunidade no feed "Início", independentemente de estarem inscritos no seu canal. Também otimizamos nossas notificações para que seus fãs possam recebê-las. Mas eles não receberão necessariamente uma notificação para cada postagem nova na Comunidade.
  • Novos formatos: queremos facilitar ainda mais seu meio de expressão e interação com fãs. Por isso, estamos lançando hoje um recurso novo. Os "Momentos" do YouTube são nossa versão do formato de histórias disponível em redes sociais. A diferença é que eles foram pensados especificamente para criadores de conteúdo. Nós constatamos que os criadores de conteúdo queriam ter a flexibilidade de criar vários Momentos que não expirassem. Por isso, disponibilizaremos essa opção. Também ofereceremos recursos voltados para criadores, como vinculação para vídeos do YouTube e adesivos do YouTube. Assim como fizemos com a Comunidade, testaremos uma versão Beta dos Momentos para receber feedback sobre o produto e melhorá-lo antes de expandir o uso dele para mais criadores de conteúdo.

Estamos muito empolgados com a criação da Comunidade no YouTube e esperamos ver em breve o aumento e maior envolvimento do seu público. Se você quiser algumas ideias e inspiração para usar no seu canal, criamos uma aula da Academia de Criadores de Conteúdo para ajudar.