Acesse o menu principal

Por dentro do YouTube

Um novo visual para o YouTube

Por Neal Mohan

SVP, YouTube

Quando foi lançado há 12 anos, o YouTube era um único site, compatível apenas com o formato de vídeo 320 x 430 na proporção 4:3. Hoje, o YouTube deixa você consumir vídeos em SD, HD, 4K, 360, 3D e ao vivo em quase todos os dispositivos com conexão à internet -- de desktops a celulares, tablets, TVs, videogames e até headsets de realidade virtual.

Também lançamos apps e serviços tão exclusivos quanto nossos usuários. Se você é fã de música ou games, pode curtir uma experiência desenvolvida especificamente para seu conteúdo preferido com o YouTube Music e o YouTube Gaming. Para famílias que procuram a melhor maneira de assistir o YouTube, criamos o app YouTube Kids. E para todos os fãs do YouTube em busca de uma experiência sem interrupções, sem anúncios e com conteúdo exclusivo de criadores, apresentamos a assinatura do YouTube Red em alguns mercados. Lançamos recentemente o YouTube Go para a nova geração de espectadores do YouTube. E, por último, o YouTube TV, que traz o melhor da experiência do YouTube para a TV ao vivo.

Em resumo, o YouTube evoluiu muito e nós não pensamos em parar tão cedo. Começamos a lançar atualizações ao longo dos últimos meses e seguiremos assim até o fim do ano. Quando tudo estiver pronto, vamos oferecer um novo nível de funcionalidade e um visual mais consistente nas nossas experiências para computadores e dispositivos móveis.

Vamos começar pelo aplicativo para dispositivos móveis do YouTube, que está recebendo recursos novos:
  • Vídeos que se movem com você: um dos nossos projetos é trazer gestos para o YouTube. No início do ano, apresentamos um gesto que permite tocar duas vezes no lado esquerdo ou direito de um vídeo para avançar ou retroceder 10 segundos. Faça o teste! Bilhões de pessoas já estão usando todos os dias. Nos próximos meses, vamos testar um recurso que permite alternar entre os vídeos com um novo gesto: basta deslizar para a esquerda para assistir o vídeo anterior ou deslizar para a direita para assistir o próximo.
  • Adaptação perfeita para qualquer vídeo: nós também estamos trabalhando para encontrar novas maneiras de exibir os vídeos da melhor forma possível. Em breve, o formato do player do YouTube mudará automaticamente com base no formato de vídeo que você assistir, seja vertical, quadrado ou horizontal. Isso significa que você terá sempre a melhor experiência de visualização, incluindo vídeos verticais sem faixas pretas nas laterais.
  • Navegue e descubra enquanto assiste: adicionamos um recurso que o espectador pode usar para ver uma série de vídeos sugeridos enquanto assiste outro vídeo em tela cheia. Também estamos trabalhando para transformar a área abaixo do player de vídeo para que você tenha novas maneiras de procurar vídeos.
  • Novo design mais simples: o novo cabeçalho branco dá mais destaque ao conteúdo e as guias de navegação estão agora na parte inferior do app. Elas ficam mais próximas dos seus polegares. Também adicionamos as novas guias "Biblioteca" e "Conta" para oferecer um acesso mais rápido ao que você procura.
  • Recurso bônus: os usuários adoram acelerar e desacelerar a velocidade de reprodução dos vídeos no computador. Estamos felizes em levar esse recurso para o aplicativo para dispositivos móveis. Agora você pode assistir os vídeos na velocidade que preferir.

Além do aplicativo do YouTube, também trabalhamos no desenvolvimento de um novo design para computadores. Graças ao feedback positivo que recebemos, estamos felizes em disponibilizar esse novo design a partir de hoje para todos os nossos usuários ao redor do mundo. O novo visual aplica o conceito de material design ao YouTube. Meu recurso favorito do novo design para computadores é o Tema escuro, que escurece o fundo da página durante a reprodução dos vídeos para criar um visual mais cinematográfico.

A cereja desse bolo é a atualização do logotipo e do ícone do YouTube. Concebido para as diversas telas do mundo moderno, nosso novo branding é acessível em uma variedade de dispositivos. O novo logotipo combina uma versão simplificada do wordmark e do ícone do YouTube, criando um design geral mais flexível. Por que ele é mais flexível? Quando o espaço for limitado (por exemplo, em um smartphone), o ícone poderá ser usado como um logotipo abreviado e será reconhecido com mais facilidade do que o design completo. O novo design será aplicado hoje em computadores e dispositivos móveis, e em breve em todos os nossos apps e serviços.


Sabemos que são muitas mudanças, mas queremos deixar claro que uma coisa nunca vai mudar: a missão do YouTube. Essa plataforma nasceu da ideia de que todas as pessoas precisam ter a chance de compartilhar a própria voz e ver o mundo. Continuaremos trabalhando para que as pessoas possam se expressar e assistir os vídeos que mais gostam da maneira mais simples possível, em qualquer dispositivo.