Acesse o menu principal

Por dentro do YouTube

Atualização do Modo restrito

Por Johanna Wright

Vice-presidente de Gestão de Produtos

Há algumas semanas, fizemos uma postagem (em inglês) sobre o Modo restrito para informar a todos os usuários sobre o andamento do processo. O Modo restrito foi projetado para ser um recurso opcional que ajuda a filtrar conteúdo adulto e restringir a visualização. Desta forma, usuários e instituições, como escolas e bibliotecas, que preferem uma experiência mais restrita podem se sentir à vontade em oferecer acesso ao YouTube. Queremos esclarecer que o Modo restrito não filtra conteúdo de indivíduos ou grupos com base em certos atributos, como identidade de gênero, posições políticas, raça, religião ou orientação sexual.

O que estamos corrigindo 
Em março, descobrimos que nossos sistemas não estavam funcionando corretamente. Após uma investigação aprofundada, passamos a realizar várias melhorias no Modo restrito. Do ponto de vista técnico, corrigimos um problema relacionado à classificação incorreta de vídeos no recurso. Agora, centenas de milhares de outros vídeos de todos os tipos, de entretenimento a notícias (incluindo 300 mil com conteúdo LGBTQ+), estão disponíveis no Modo restrito.

Estamos atentos 
Nas últimas semanas, também dedicamos um tempo para conversar com criadores de conteúdo e organizações terceirizadas a fim de compreender melhor as experiências e as perguntas deles. Algo que ouvimos claramente das pessoas foi a intenção de denunciar vídeos que, na concepção delas, foram removidos de forma inadequada do Modo restrito. A partir de hoje, disponibilizamos um formulário para que tanto os criadores de conteúdo quanto os espectadores possam nos enviar feedback sobre isso. Essas informações nos ajudarão a aprimorar nosso sistema automatizado.

Mais transparência sobre o funcionamento do Modo restrito 
Também ouvimos muitas pessoas que queriam apenas entender o que leva um vídeo a ser retirado do modo restrito. Seguem abaixo algumas diretrizes mais claras sobre as quais os criadores de conteúdo precisam refletir se quiserem que os vídeos deles apareçam no Modo restrito:

Discussão e exibição de tópicos com conteúdo adulto:

  • Drogas e álcool: se você abordar temas como uso e consumo de drogas, ou se estiver consumindo bebidas alcoólicas em seus vídeos, eles provavelmente não estarão disponíveis no Modo restrito.
  • Sexo: conversas diretas e educativas sobre educação sexual podem ser incluídas no Modo restrito, mas conversas excessivamente detalhadas sobre sexo ou atividade sexual serão removidas. Este é um dos tópicos mais difíceis para os quais nosso sistema tem que estar preparado, e o contexto é determinante. Se o seu videoclipe apresentar temas adultos, como sexo ou uso de drogas, ele não aparecerá no Modo restrito.
  • Violência: se o seu vídeo incluir descrições explícitas de violência, atos violentos, desastres naturais e tragédias ou violência nas notícias que transmite, ele não aparecerá no Modo restrito.
  • Temas adultos: os vídeos que contiverem detalhes específicos de eventos relacionados a terrorismo, guerra, crimes e conflitos políticos que resultaram em morte ou ameaça a integridade física podem não estar disponíveis no Modo restrito, mesmo que as imagens não sejam explícitas.
  • Linguagem obscena e adulta: linguagem imprópria, incluindo obscenidades como “Vai se #@&*r” e “po#@a”, também podem tornar um vídeo indisponível no Modo restrito.


Agradecemos a você, à nossa comunidade de fãs e aos criadores de conteúdo. Tivemos progresso ao longo das últimas semanas. O Modo restrito nunca será considerado perfeito, mas esperamos continuar evoluindo para tornar nosso sistema mais preciso e aprimorar a experiência geral com o Modo restrito ao longo do tempo. Johanna Wright, vice-presidente de Gestão de Produtos, YouTube