Acesse o menu principal

Por dentro do YouTube

Modo restrito: como ele funciona e o que podemos melhorar

Por Johanna Wright

Vice-presidente de Gestão de Produtos

Nos últimos meses e principalmente nos últimos dias, temos recebido muitas perguntas da comunidade LGBTQ e de outros grupos sobre o que é o Modo restrito e como ele funciona. Sabemos que esse recurso tem causado confusão e transtornos. Muitos de vocês demonstraram preocupação com o modo em si e com a possibilidade de ele afetar seu conteúdo injustamente. O fato é que esse recurso não está funcionando como deveria. Lamentamos por isso e corrigiremos esse problema.

O Modo restrito foi lançado em 2010 como um recurso opcional para ajudar pessoas e instituições, como escolas, que quisessem ter mais controle sobre o conteúdo a ser exibido no YouTube. Criamos o recurso para restringir de maneira abrangente conteúdos inadequados para determinados públicos. Dessa forma, vídeos com linguagem obscena, imagens ou descrições de violência ou discussões sobre algumas doenças, como vícios e distúrbios alimentares, não estariam disponíveis. Atualmente, cerca de 1,5% das visualizações diárias do YouTube são provenientes de perfis que usam o Modo restrito. Porém, sabemos que não se trata só de números, mas sim do princípio que garante o acesso a conteúdos importantes e pontos de vista diferentes para todos os usuários. Leia mais sobre como o Modo restrito funciona neste link.

Às vezes, nosso sistema comete erros na interpretação do contexto e das nuances ao analisar quais vídeos serão disponibilizados no modo em questão. Os vídeos a seguir são exemplos desse tipo de falha: “Her Vows”, do canal de Ash Hardell, “Coming Out To Grandma”, de Calum McSwiggan, “Woman interrupted during BBC interview”, de Jono and Ben e “BWU [OFFICIAL MUSIC VIDEO]”, de Tegan and Sara.

Como dissemos acima, o sistema nunca será 100% perfeito, mas nossa equipe está comprometida a aprimorá-lo. Graças ao seu feedback, analisamos manualmente os vídeos citados acima, e agora eles podem ser visualizados com o Modo restrito ativado. Também usaremos esses feedbacks para aprimorar nossos sistemas. Levará algum tempo para analisarmos toda a nossa tecnologia e aplicar as novas mudanças. Por isso, contamos com a sua paciência. Para nós, nada é mais importante do que fazer do YouTube uma plataforma na qual todos se sintam à vontade para expressar suas opiniões e fazer sugestões sobre algo que precisa mudar. Somos muito gratos pela sua ajuda em manter a comunidade ativa e envolvida com assuntos relevantes tanto para os criadores de conteúdo como para os fãs do YouTube.