Acesse o menu principal

Histórias de Criadores e Artistas

Desperte o interesse dos seus fãs com cartões e telas finais após o fim do editor de anotações

Por Muli Salem

Gerente de produto

Queremos ajudar você a conquistar mais fãs e manter o interesse deles no seu conteúdo. Por isso, criamos produtos como cartões e telas finais. Eles são ferramentas otimizadas para dispositivos móveis que ajudam a criar pesquisas com o público, adicionar links para mercadorias, recomendar vídeos e muito mais.

Com seu feedback, aprimoramos ainda mais o recurso de cartões e telas finais. Você disse que queria vincular cartões a vídeos de uma playlist. Seu desejo foi atendido. Você disse que gostaria de usar elementos inteligentes nas telas finais e poder importá-las de outros vídeos. Foi o que fizemos. Continuaremos a ouvir suas sugestões.

Com o sucesso das telas finais e dos cartões, o uso de anotações caiu mais de 70%. Por isso, o Editor de anotações será descontinuado. A partir de 2 de maio, não será mais possível adicionar anotações nem editar as existentes. Você poderá apenas excluí-las. As anotações atuais continuarão a ser exibidas em computadores desktop. Com este post, queremos explicar o motivo dessa mudança e avisar você com antecedência para que possa se adaptar.


  • As telas finais e os cartões funcionam em dispositivos móveis: nós lançamos o editor de anotações em 2008, quando os dispositivos móveis ainda não eram tão usados. Agora que eles respondem por 60% do tempo de exibição do YouTube, não faz sentido criar anotações para alcançar uma minoria do público. As telas finais e os cartões são exibidos em dispositivos móveis e computadores desktop, o que aumenta o retorno do seu investimento.
  • As telas finais e os cartões despertam mais interesse dos espectadores: descobrimos que esses recursos geram sete vezes mais cliques no YouTube. Os espectadores normalmente não gostam de anotações. Em média, eles clicam em uma anotação para outras 12 que fecham. E cada vez mais espectadores desativam totalmente as anotações.
  • A criação de telas finais é mais fácil: muitos criadores de conteúdo nos disseram que é difícil adicionar anotações no fim dos vídeos. Com as telas finais, o processo ficou muito mais fácil, e até 10 vezes mais rápido. Agora você pode importar telas finais de outros vídeos ou usar sobreposições dinâmicas para economizar ainda mais tempo.
Faça parte do grupo de criadores de conteúdo que usam telas finais ou cartões. Como sempre, agradecemos por ajudar a tornar o YouTube ainda melhor.