Acesse o menu principal

Histórias de Criadores e Artistas

Video games: o que fazer e o que não fazer

Por Vasiliki Kanistra e Devon Storbeck

YouTube Partner Support

Temos muitos parceiros que adoram jogos e querem postar vídeos relacionados ao tema. Por isso, queremos compartilhar algumas dicas para ajudar você a gerar receita usando conteúdo de jogos.

Como sempre, certifique-se de que tem todos os direitos necessários sobre o uso comercial de todos os conteúdos em um vídeo antes de inscrevê-lo para monetização. É possível gerar receita com conteúdo de video games dependendo dos direitos de uso comercial concedidos a você por meio de licenças dos editores de video game. Veja algumas dicas: 

 
· Verifique o contrato de licença do editor de video games (Termos de Uso, EULA etc.). Alguns editores de jogos permitem que você use todo o conteúdo de video games para uso comercial e declaram isso nos contratos de licença. 

 
· Consiga a permissão por escrito. Alguns editores permitem a monetização de vídeos com conteúdo dos jogos deles quando você entra em contato e pede permissão. 

 
· Só é possível gerar receita com vídeos que mostram a interface do usuário de um software se você assina um contrato com o editor ou se paga uma taxa de licenciamento. 

 
· Caso você tenha a licença adequada, envie sua documentação para o YouTube em tempo hábil. Se você não tiver a licença adequada de um editor de video game, seus vídeos só poderão ter o mínimo de conteúdo de interface do usuário de um software ou video game. Além disso, esse conteúdo deverá ser o mais informativo e educacional possível, com comentários após cada ação exibida passo a passo. 

 
· Use os metadados de seu vídeo de forma sensata. Crie títulos, tags e descrições relevantes e precisos para seus vídeos. 

 
· Use uma linguagem apropriada para toda a família. Dessa forma, fãs de todas as idades poderão assistir. 

 
Um último lembrete: comprar ou jogar um video game não concede a você os direitos autorais ou a permissão para gerar receita com o uso dele. Para ganhar receita a partir de vídeos de jogos, é preciso ter direitos comerciais.

Para informações adicionais sobre a monetização de conteúdo de video game e sobre a documentação exigida pelo YouTube, consulte a Central de Ajuda.